projeto -para gostar de ler

PROJETO: PARA GOSTAR DE LER


JUSTIFICATIVA: Incentivar a criança ao mundo da leitura de forma prazerosa, estimulando a curiosidade em conhecer outras história e desenvolver o ato criativo.

Objetivo:

• Conhecer diversas histórias

• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos oralmente

• Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo.

• Desenvolver o habito de ouvir com atenção.

• Desenvolver habilidades sociais.

• Desenvolver o pensamento lógico e rapidez de raciocínio.

• Criar atitudes desejáveis.

• Permitir a livre expressão-Formulação de problemas.

Grupo de trabalho: Professora estagiaria e a professora atuante na classe.

Publico alvo: jardim II

Duração: quatro semanas, sendo uma semana para cada história.

Plano de ação

1º Modulo

Procurar conhecer quais as histórias infantis que mais interessam à turma.

Planejar quatro histórias e a maneira de serem apresentadas.

 Chapeuzinho vermelho - contada com fantoches.

 O Muro - contada com avental de historias.

 Romeu e Julieta - leitura.

 Criação de sua própria história criada a partir de objetos dados pelo professor.

(Cada história será apresentada em um dia, e o procedimento será de acordo com o recurso usado para cada história).

2º Modulo

Apresentação da história: ”chapeuzinho vermelho “com fantoche, ao final da historia proporcionar que a criança formule perguntas ,e problematize cada situação vivida pelos personagens integrantes na história,dando um final diferente a história contada.

3º Modulo

Preparar o material para a criação da historia feita por eles próprios.

Exemplo: mascara de animais, dedoches dos personagens, mexerica em EVA, capuz vermelho, e objetos que não fizeram parte de nenhuma história contada na classe, Estes deverão ser colocados dentro de uma caixa mágica, onde o professor deve retirar entregar ao aluno escolhido que continuara a história iniciada pelo professor encaixando o objeto, dado a ele.

4º Modulo – Desenvolvimento

Das oficinas: fornecer folha 4A, lápis de cor, para ilustrarem a história O MURO.

Das apresentações das histórias: Proporcionar aos alunos um ambiente confortável, para conhecerem as histórias.

Da teia de Histórias: Desafiar os alunos a fazerem o reconto de todas as histórias ao mesmo tempo, numa mistura aleatória de personagens. Fazendo uso dos materiais confeccionados para cada história.

Colocar na caixa mágica os acessórios do qual a criança Dara continuidade a história iniciada pelo professor.

Quando todas as crianças estiverem acomodadas, a professora iniciará a história:

Era uma vez, um reino onde tudo era mágico, as pessoas viviam em harmonia, todo mundo ajudava uns aos outros até que um dia, um menininho muito sapeca foi passear na floresta e viu na beira do lago um...

Aí a professora entrega ao aluno uma peça, continuando a história com o que lhe remete na lembrança o objeto vindo do caixa. A criança dará asas a sua imaginação para colocar o objeto ou o personagem retirado do caixa, continuará contando um pedacinho, depois entregara à caixa a outra criança e esta deverá dar seqüência à história com o objeto retirado, a história prossegue até todos os objetos e personagens serem usados, ou até quando as crianças permanecerem interessadas.

Avaliação

Devera ocorrer ao final de cada modulo,o professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente, o final das apresentações será fornecido a criança um kit leitura contendo uma sacola de tecido de TNT, um fantoche de Eva e tecido TNT, e um livro de história, com a finalidade de dar continuidade ao incentivo à leitura e a imaginação das crianças.



relatorio de estagio supervisionado para o curso de pedagogia

PROJETO: PARA GOSTAR DE LER


JUSTIFICATIVA: Incentivar a criança ao mundo da leitura de forma prazerosa, estimulando a curiosidade em conhecer outras história e desenvolver o ato criativo.

Objetivo:

• Conhecer diversas histórias

• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos oralmente

• Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo.

• Desenvolver o habito de ouvir com atenção.

• Desenvolver habilidades sociais.

• Desenvolver o pensamento lógico e rapidez de raciocínio.

• Criar atitudes desejáveis.

• Permitir a livre expressão-Formulação de problemas.

Grupo de trabalho: Professora estagiaria e a professora atuante na classe.

Publico alvo: jardim II

Duração: quatro semanas, sendo uma semana para cada história.

Plano de ação

1º Modulo

Procurar conhecer quais as histórias infantis que mais interessam à turma.

Planejar quatro histórias e a maneira de serem apresentadas.

 Chapeuzinho vermelho - contada com fantoches.

 O Muro - contada com avental de historias.

 Romeu e Julieta - leitura.

 Criação de sua própria história criada a partir de objetos dados pelo professor.

(Cada história será apresentada em um dia, e o procedimento será de acordo com o recurso usado para cada história).

2º Modulo

Apresentação da história: ”chapeuzinho vermelho “com fantoche, ao final da historia proporcionar que a criança formule perguntas ,e problematize cada situação vivida pelos personagens integrantes na história,dando um final diferente a história contada.

3º Modulo

Preparar o material para a criação da historia feita por eles próprios.

Exemplo: mascara de animais, dedoches dos personagens, mexerica em EVA, capuz vermelho, e objetos que não fizeram parte de nenhuma história contada na classe, Estes deverão ser colocados dentro de uma caixa mágica, onde o professor deve retirar entregar ao aluno escolhido que continuara a história iniciada pelo professor encaixando o objeto, dado a ele.

4º Modulo – Desenvolvimento

Das oficinas: fornecer folha 4A, lápis de cor, para ilustrarem a história O MURO.

Das apresentações das histórias: Proporcionar aos alunos um ambiente confortável, para conhecerem as histórias.

Da teia de Histórias: Desafiar os alunos a fazerem o reconto de todas as histórias ao mesmo tempo, numa mistura aleatória de personagens. Fazendo uso dos materiais confeccionados para cada história.

Colocar na caixa mágica os acessórios do qual a criança Dara continuidade a história iniciada pelo professor.

Quando todas as crianças estiverem acomodadas, a professora iniciará a história:

Era uma vez, um reino onde tudo era mágico, as pessoas viviam em harmonia, todo mundo ajudava uns aos outros até que um dia, um menininho muito sapeca foi passear na floresta e viu na beira do lago um...

Aí a professora entrega ao aluno uma peça, continuando a história com o que lhe remete na lembrança o objeto vindo do caixa. A criança dará asas a sua imaginação para colocar o objeto ou o personagem retirado do caixa, continuará contando um pedacinho, depois entregara à caixa a outra criança e esta deverá dar seqüência à história com o objeto retirado, a história prossegue até todos os objetos e personagens serem usados, ou até quando as crianças permanecerem interessadas.

Avaliação

Devera ocorrer ao final de cada modulo,o professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente, o final das apresentações será fornecido a criança um kit leitura contendo uma sacola de tecido de TNT, um fantoche de Eva e tecido TNT, e um livro de história, com a finalidade de dar continuidade ao incentivo à leitura e a imaginação das crianças.



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE EXPERIÊNCIAS ADAPTADO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL 7º ANO -MATÉRIA CIÊNCIAS

MODELO DE PERGUNTAS PARA ENTREVISTA COM GESTOR ESCOLAR

Princesa linda laço- de- fita-leitura e interpretação