relatorio de estagio supervisionado e projeto





1. INTRODUÇAO
A presente escola que observei para este trabalho acadêmico se encontra na -------Centro Assis /SP tel.---------, ’EMEIF---------
O Estágio de graduação é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de  trabalho onde o graduado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática. O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio.
Quando pensamos em leitura, logo nos vem à mente a idéia de atividade mecânica de decodificação dos signos. No entanto, ler é mais que isso, é atribuir um significado ao texto, seja ele verbal ou não verbal, o qual é entendido como processo e não produto, já que é construído na interação. Além do mais, a leitura é uma forma de percepção, posto que ela não se reduza ao texto, mas também à realidade, ao mundo que nos rodeia.
 Portanto o estagio e muito importante para compreender as diversas situações em que irei me deparar em minha futura carreira, os professores, coordenadores e diretora me receberam muito bem, e muito contribuíram para minha formação, dividindo suas experiências acadêmicas e disponibilizando de horários na sala de aula, para a apresentação das historias, a professora atuante na sala em que realizei o projeto contribuiu grandemente para minha formação,a diretora da escola e extremamente competente,e esteve presente a todo momento em que o projeto foi aplicado.


2. JUSTIFICATIVA

Optei por um projeto de leitura devido à importância da leitura na vida das crianças nestes dias onde a tecnologia e muito presente, onde o habito de ler por prazer esta se tornando cada vez mais escasso.

3.PESQUISA SOBRE HISTORIAS A SEREM APRESENTADAS
 Primeira semana estive na escola a fim de conhecer as crianças, o conhecimento prévio que tinham sobre historias, quais conheciam e quais gostariam de ouvir, se tinham algum grau de alfabetização. 
Nesta primeira semana pude observar que muitos já dispunham de conhecimentos de leitura e escrita, no entanto não trabalhei com eles escrita, pois não era meu foco neste momento.

4.1.FANTOCHE TRES EM UM
 Segunda semana; apresentei para as crianças a historia “Chapeuzinho Vermelho, na qual utilizei da boneca três em uma”. Esta boneca vai se transformando a cada passo da historia em um personagem integrante da historia contada.
Pude observar nas crianças o interesse pela historia e a surpresa pelos movimentos onde a boneca se transformava.
Após a apresentação da historia fizemos uma roda de conversa onde cada aluno deveria recontar algo que não concordava na historia mudando parte, a roda de conversa correu de forma aleatória, aonde iam contando cada um na sua vez.
Esta interação foi muito boa, muito me surpreendeu, a maioria mudou o final da historia onde o lobo morria após ser castigado.
Uma das crianças disse:- Ele estava quietinho em seu lugar, a chapeuzinho que foi onde não devia.­
Eu:- Então o caçador não devia tirar ela da barriga do lobo.
Ela: - Não, por causa da vovó, deveriam tirar elas e pronto, e deixar o lobo ir para casa dele.
Realmente pude observar que as crianças têm muito a nos ensinar, foi muito boa à interação, pude aprender muito com eles.

4.2 COM AVENTAL DE HISTORIA
 Terceira semana: Desta vez contei a historia “O Muro de Marcio Ribeiro”, esta historia foi escolhida por eles, após uma visita do autor a escola, a professora da classe havia contado para eles uma outra historia do autor anteriormente.
Para contar esta historia utilizei o avental de historia, onde a historia vai se formando à medida que estou contando.
Eles gostaram muito, a interação foi muito boa, como atividade pedi que desenhassem o contexto da historia.
E mais uma vez me surpreendi quando um aluno pintou um coração na cor preto do lado da vizinha com cara de raiva, e do lado do vizinho um coração vermelho com cara de feliz, expressando o sentimento de cada personagem.
.
4.3 LEITURA
Quarta semana: Fiz a leitura da historia “Romeu e Julieta”, apresentando o livro e suas ilustrações,a um momento na historia onde cantasse um trecho de uma musica,mostraram muito interesse em ouvir, pois não conheciam, então prometi que levaria no dia seguinte para que pudessem conhecer.
Ao final da historia utilizei a caixa mágica, de onde fui retirando os personagens da historia e relembrando  com eles cada momento e seus nomes no livro .
Nesta mesma semana no dia seguinte levei a musica para ouvirem, eles dançaram em duplas, a interação foi muito boa.

4.4 Historia criada por nos professores
      Historia criada por eles próprios

Nesta historia mais uma vez utilizei da caixa mágica, onde fui retirando objetos pertencentes às historias contadas ou não, a temática era ir criando uma historia onde se encaixava o objeto retirado, primeiramente fizemos eu a professora da classe para demonstramos como deveria ocorrer.
Funcionamento da caixa: eu retirava o objeto contava uma pequena introdução de uma historia onde o objeto estava presente em seguida entregava a caixa à professora que continuava a historia introduzindo o objeto que ela retirou, indo nesta seqüência ate o termino dos objetos. Logo após termos acabado, era a vez deles teve um desenvolvimento muito bom, a maior parte da classe criou ótimas situações a partir dos objetos, o restante embora gostasse muito não conseguiram ir alem do nome do objeto e de que se tratava.
Com esta historia os alunos relembraram as historias anteriores e puderam criar suas próprias expectativas ao montar sua historia.
Ao final me pediram para trazer a caixa mais uma vez a fim de fazermos esta dinâmica novamente, pois gostaram muito.


HISTORIA CRIADA PELAS CRIANÇAS
Era uma vez, um reino onde tudo era mágico, as pessoas viviam em harmonia, todo mundo ajudava uns aos outros até que um dia, um menininho muito sapeca foi passear na floresta e viu na beira do lago um...
Pe de mexerica e sentou na beira do lago, para descansar ate que...
Apareceu o lobo mau e disse para ele, eu vou te comer...
Então ele saiu correndo pela floresta e encontrou com uma borboleta, que chamava Romeu, e perguntou onde era a casa da vovó dele...
O Romeu falou que não sabia, o menino ficou sentado no chão, estava com muito calor, então fez ventinho com o leque, ate dormir...
Mas ia passando por ali um sapo feio e acordou ele, dando um grito Buuuuuuuu...
O menino acordo assustado e falou quero ir à casa da minha vovó, seu sapo bobo, vai embora...
Ai apareceu a Julieta voando e falo para ele que era no fim da mata...
Ele foi andando e achou uma caixinha mágica,e abriu ,saiu de dentro dela uma luz verde que levou ele para casa da vovó dele...
Então ele ficou muito feliz, e comeu bolo e doce com a vovó,e não saiu mais sozinho.

5 .FASE FINAL
 Nesta mesma semana encerrei o projeto presenteando as crianças com um kit leitura onde continha um livro de historias variadas, um fantoche e uma sacolinha para guardar, os alunos gostaram muito e mostrou grande interesse em ler os livrinhos, pois eram de personagens conhecidos deles (Disney).

6 .AVALIAÇÃO DO PROJETO
 Este projeto teve um bom desenvolvimento em todo seu percurso, os professores que avaliaram meu trabalho na escola, elogiaram seu andamento, com ele pude oportunizar as crianças momentos de prazer e envolvimento com a leitura como esperava alcançar. 

Historia - Chapeuzinho Vermelho






 FOTO DA ESCOLA


 anexo-fotos da apresentação das historias




Utilização da caixa mágica na criação da historia criada por eles próprios pagina 8 e 9



Interação com a classe –(Musica cadê a margarida, citada na historia Romeu e Julieta).






Foto da entrega dos brindes de incentivo a leitura


Trabalho realizado pelos alunos





SUMARIO
1.INTRODUÇAO................................................................................................01

2 .JUSTIFICATIVA............................................................................................02

3. PESQUISA SOBRE HISTORIAS A SEREM CONTAS................................02

4.1 FANTOCHE TRES EM UM........................................................................02

4.2 COM AVENTAL DE HISTORIA................................................................. 02

4.3 LEITURA....................................................................................................03

4.4 HISTORIA CONTADA POR NOS PROFESSORES...................................03

 4.5 HISTORIA CONTADA PELOS ALUNOS..................................................04

5.FASE FINAL...................................................................................................04

6. AVALIAÇÃO DO PROJETO ........................................................................04

SEGUE EM ANEXO

FOTOS DAS HISTORIA CONTADAS .............................................................05

FOTOS DA ATIVIDADE COM MUSICA CANTADA NA HISTORIA ROMEU E JULIETA............................................................................................................10

TRABALHOS DOS ALUNOS...........................................................................12

RELATORIO DE AVALIAÇAO PELA PROFESSORA E DIRETORA, SOBRE PROJETO QUE DESENVOLVI.......................................................................13

REFERENCIAS................................................................................................14


PROJETO: PARA GOSTAR DE LER
JUSTIFICATIVA: Incentivar a criança ao mundo da leitura de forma prazerosa, estimulando a curiosidade em conhecer outras história e desenvolver o ato criativo.
Objetivo:
·         Conhecer diversas histórias
·         Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos oralmente
·         Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo.
·         Desenvolver o habito de ouvir com atenção.
·         Desenvolver habilidades sociais.
·         Desenvolver o pensamento lógico e rapidez de raciocínio.
·         Criar atitudes desejáveis.
·         Permitir a livre expressão-Formulação de problemas.
Grupo de trabalho: Professora estagiaria e a professora atuante na classe.
Publico alvo: jardim II                                                                  
Duração: quatro semanas, sendo uma semana para cada história.
Plano de ação
1º Modulo
Procurar conhecer quais as histórias infantis que mais interessam à turma.
Planejar quatro histórias e a maneira de serem apresentadas.
ü  Chapeuzinho vermelho - contada com fantoches.
ü  O Muro - contada com avental de historias.
ü  Romeu e Julieta - leitura.
ü  Criação de sua própria história criada a partir de objetos dados pelo professor.
(Cada história será apresentada em um dia, e o procedimento será de acordo com o recurso usado para cada história).
2º Modulo
Apresentação da história: ”chapeuzinho vermelho “com fantoche, ao final da historia  proporcionar que a criança formule perguntas ,e problematize cada situação vivida pelos personagens integrantes na história,dando um final diferente a história contada.
3º Modulo
Preparar o material para a criação da historia feita por eles próprios.
Exemplo: mascara de animais, dedoches dos personagens, mexerica em EVA, capuz vermelho, e objetos que não fizeram parte de nenhuma história contada na classe, Estes deverão ser colocados dentro de uma caixa mágica, onde o professor deve retirar entregar ao aluno escolhido que continuara a história iniciada pelo professor encaixando o objeto, dado a ele.
4º Modulo – Desenvolvimento
Das oficinas: fornecer folha 4A, lápis de cor, para ilustrarem a história O MURO.
Das apresentações das histórias: Proporcionar aos alunos um ambiente confortável, para conhecerem as histórias.
Da teia de Histórias: Desafiar os alunos a fazerem o reconto de todas as histórias ao mesmo tempo, numa mistura aleatória de personagens. Fazendo uso dos materiais confeccionados para cada história.
Colocar na caixa mágica os acessórios do qual a criança Dara continuidade a história iniciada pelo professor.
Quando todas as crianças estiverem acomodadas, a professora iniciará a história:
Era uma vez, um reino onde tudo era mágico, as pessoas viviam em harmonia, todo mundo ajudava uns aos outros até que um dia, um menininho muito sapeca foi passear na floresta e viu na beira do lago um...
Aí a professora  entrega ao aluno uma peça, continuando a história com o que lhe remete na lembrança o objeto vindo do caixa. A criança dará asas a sua imaginação para colocar o objeto ou o personagem retirado do caixa, continuará contando um pedacinho, depois entregara à caixa a outra criança e esta deverá dar seqüência à história com o objeto retirado, a história prossegue até todos os objetos e personagens serem usados, ou até quando as crianças permanecerem interessadas.
Avaliação
  Devera ocorrer ao final de cada modulo,o professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente, o final das apresentações será fornecido a criança um kit leitura contendo uma sacola de tecido de TNT, um fantoche de Eva e tecido TNT, e um livro de história, com a finalidade de dar continuidade ao incentivo à leitura e a imaginação das crianças.






Referencia

Referencial volume 2 e 3

Silva Lucena, Macio Ribeiro - O Muro-2009-editora – Lasergráfica

Jakob e Wilhelm. Os contos de Grim. Tradução de Tatiana Belinky. São Paulo. Paulus, 1989 (modulo 2 programa de formação de professores alfabetizadores)

Rocha Ruth, Romeu e Julieta 3ªedição editora Ática, Ano 1992

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB-Leinº 9.394, de 20 de dezembro de 1996


 

















































































































































































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE PERGUNTAS PARA ENTREVISTA COM GESTOR ESCOLAR

ROTEIRO DE EXPERIÊNCIAS ADAPTADO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL 7º ANO -MATÉRIA CIÊNCIAS