relatorio de estagio supervisionado e projeto
1.
INTRODUÇAO
A presente escola que observei para
este trabalho acadêmico se encontra na -------Centro
Assis /SP tel.---------, ’EMEIF---------
O Estágio de graduação é uma exigência
da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96). O estágio é
necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às
expectativas do mercado de trabalho onde
o graduado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à
prática. O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades
desenvolvidas durante o Estágio.
Quando pensamos em leitura, logo nos
vem à mente a idéia de atividade mecânica de decodificação dos signos. No
entanto, ler é mais que isso, é atribuir um significado ao texto, seja ele
verbal ou não verbal, o qual é entendido como processo e não produto, já que é construído na interação. Além
do mais, a leitura é uma forma de percepção, posto que ela não se reduza ao texto,
mas também à realidade, ao mundo que nos rodeia.
Portanto o estagio e muito importante para
compreender as diversas situações em que irei me deparar em minha futura carreira,
os professores, coordenadores e diretora me receberam muito bem, e muito
contribuíram para minha formação, dividindo suas experiências acadêmicas e disponibilizando
de horários na sala de aula, para a apresentação das historias, a professora
atuante na sala em que realizei o projeto contribuiu grandemente para minha
formação,a diretora da escola e extremamente competente,e esteve presente a
todo momento em que o projeto foi aplicado.
2. JUSTIFICATIVA
Optei
por um projeto de leitura devido à importância da leitura na vida das crianças
nestes dias onde a tecnologia e muito presente, onde o habito de ler por prazer
esta se tornando cada vez mais escasso.
3.PESQUISA SOBRE
HISTORIAS A SEREM APRESENTADAS
Primeira semana estive na escola a fim de
conhecer as crianças, o conhecimento prévio que tinham sobre historias, quais
conheciam e quais gostariam de ouvir, se tinham algum grau de alfabetização.
Nesta
primeira semana pude observar que muitos já dispunham de conhecimentos de
leitura e escrita, no entanto não trabalhei com eles escrita, pois não era meu
foco neste momento.
4.1.FANTOCHE TRES EM UM
Segunda semana; apresentei para as crianças a
historia “Chapeuzinho Vermelho, na qual utilizei da boneca três em uma”. Esta
boneca vai se transformando a cada passo da historia em um personagem
integrante da historia contada.
Pude
observar nas crianças o interesse pela historia e a surpresa pelos movimentos
onde a boneca se transformava.
Após
a apresentação da historia fizemos uma roda de conversa onde cada aluno deveria
recontar algo que não concordava na historia mudando parte, a roda de conversa
correu de forma aleatória, aonde iam contando cada um na sua vez.
Esta
interação foi muito boa, muito me surpreendeu, a maioria mudou o final da
historia onde o lobo morria após ser castigado.
Uma
das crianças disse:- Ele estava quietinho em seu lugar, a chapeuzinho que foi
onde não devia.
Eu:-
Então o caçador não devia tirar ela da barriga do lobo.
Ela:
- Não, por causa da vovó, deveriam tirar elas e pronto, e deixar o lobo ir para
casa dele.
Realmente
pude observar que as crianças têm muito a nos ensinar, foi muito boa à interação,
pude aprender muito com eles.
4.2 COM AVENTAL DE
HISTORIA
Terceira semana: Desta vez contei a historia
“O Muro de Marcio Ribeiro”, esta historia foi escolhida por eles, após uma visita
do autor a escola, a professora da classe havia contado para eles uma outra
historia do autor anteriormente.
Para
contar esta historia utilizei o avental de historia, onde a historia vai se
formando à medida que estou contando.
Eles
gostaram muito, a interação foi muito boa, como atividade pedi que desenhassem
o contexto da historia.
E
mais uma vez me surpreendi quando um aluno pintou um coração na cor preto do
lado da vizinha com cara de raiva, e do lado do vizinho um coração vermelho com
cara de feliz, expressando o sentimento de cada personagem.
.
4.3 LEITURA
Quarta
semana: Fiz a leitura da historia “Romeu e Julieta”, apresentando o livro e
suas ilustrações,a um momento na historia onde cantasse um trecho de uma
musica,mostraram muito interesse em ouvir, pois não conheciam, então prometi
que levaria no dia seguinte para que pudessem conhecer.
Ao
final da historia utilizei a caixa mágica, de onde fui retirando os personagens
da historia e relembrando com eles cada
momento e seus nomes no livro .
Nesta
mesma semana no dia seguinte levei a musica para ouvirem, eles dançaram em duplas,
a interação foi muito boa.
4.4 Historia criada por
nos professores
Historia
criada por eles próprios
Nesta
historia mais uma vez utilizei da caixa mágica, onde fui retirando objetos
pertencentes às historias contadas ou não, a temática era ir criando uma
historia onde se encaixava o objeto retirado, primeiramente fizemos eu a
professora da classe para demonstramos como deveria ocorrer.
Funcionamento
da caixa: eu retirava o objeto contava uma pequena introdução de uma historia
onde o objeto estava presente em seguida entregava a caixa à professora que
continuava a historia introduzindo o objeto que ela retirou, indo nesta
seqüência ate o termino dos objetos. Logo após termos acabado, era a vez deles
teve um desenvolvimento muito bom, a maior parte da classe criou ótimas
situações a partir dos objetos, o restante embora gostasse muito não
conseguiram ir alem do nome do objeto e de que se tratava.
Com
esta historia os alunos relembraram as historias anteriores e puderam criar
suas próprias expectativas ao montar sua historia.
Ao
final me pediram para trazer a caixa mais uma vez a fim de fazermos esta
dinâmica novamente, pois gostaram muito.
HISTORIA CRIADA PELAS
CRIANÇAS
Era uma vez, um reino onde tudo era mágico, as pessoas viviam em
harmonia, todo mundo ajudava uns aos outros até que um dia, um menininho muito
sapeca foi passear na floresta e viu na beira do lago um...
Pe
de mexerica e sentou na beira do lago, para descansar ate que...
Apareceu
o lobo mau e disse para ele, eu vou te comer...
Então
ele saiu correndo pela floresta e encontrou com uma borboleta, que chamava Romeu,
e perguntou onde era a casa da vovó dele...
O
Romeu falou que não sabia, o menino ficou sentado no chão, estava com muito
calor, então fez ventinho com o leque, ate dormir...
Mas
ia passando por ali um sapo feio e acordou ele, dando um grito Buuuuuuuu...
O
menino acordo assustado e falou quero ir à casa da minha vovó, seu sapo bobo, vai
embora...
Ai
apareceu a Julieta voando e falo para ele que era no fim da mata...
Ele
foi andando e achou uma caixinha mágica,e abriu ,saiu de dentro dela uma luz
verde que levou ele para casa da vovó dele...
Então
ele ficou muito feliz, e comeu bolo e doce com a vovó,e não saiu mais sozinho.
5 .FASE FINAL
Nesta mesma semana encerrei o projeto
presenteando as crianças com um kit leitura onde continha um livro de historias
variadas, um fantoche e uma sacolinha para guardar, os alunos gostaram muito e mostrou
grande interesse em ler os livrinhos, pois eram de personagens conhecidos deles
(Disney).
6 .AVALIAÇÃO DO PROJETO
Este projeto teve um bom desenvolvimento em
todo seu percurso, os professores que avaliaram meu trabalho na escola, elogiaram
seu andamento, com ele pude oportunizar as crianças momentos de prazer e
envolvimento com a leitura como esperava alcançar.
Historia
- Chapeuzinho Vermelho
FOTO
DA ESCOLA
anexo-fotos da apresentação das historias
Utilização
da caixa mágica na criação da historia criada por eles próprios pagina 8 e 9
Interação
com a classe –(Musica cadê a margarida, citada na historia Romeu e Julieta).
SUMARIO
1.INTRODUÇAO................................................................................................01
2 .JUSTIFICATIVA............................................................................................02
3. PESQUISA SOBRE
HISTORIAS A SEREM CONTAS................................02
4.1 FANTOCHE TRES EM
UM........................................................................02
4.2 COM AVENTAL DE HISTORIA.................................................................
02
4.3 LEITURA....................................................................................................03
4.4 HISTORIA CONTADA POR
NOS PROFESSORES...................................03
4.5 HISTORIA CONTADA PELOS ALUNOS..................................................04
5.FASE FINAL...................................................................................................04
6. AVALIAÇÃO DO PROJETO ........................................................................04
SEGUE EM ANEXO
FOTOS DAS HISTORIA CONTADAS
.............................................................05
FOTOS
DA ATIVIDADE COM
MUSICA CANTADA NA HISTORIA ROMEU E
JULIETA............................................................................................................10
TRABALHOS DOS ALUNOS...........................................................................12
RELATORIO
DE AVALIAÇAO
PELA PROFESSORA E DIRETORA, SOBRE PROJETO QUE
DESENVOLVI.......................................................................13
REFERENCIAS................................................................................................14
PROJETO: PARA GOSTAR DE LER
JUSTIFICATIVA: Incentivar a
criança ao mundo da leitura de forma prazerosa, estimulando a curiosidade em
conhecer outras história e desenvolver o ato criativo.
Objetivo:
·
Conhecer diversas histórias
·
Utilizar a técnica de dramatizar
e fazer recontos oralmente
·
Oportunizar a criatividade,
imaginação, humor, ilusionismo.
·
Desenvolver o habito de ouvir com
atenção.
·
Desenvolver habilidades sociais.
·
Desenvolver o pensamento lógico e
rapidez de raciocínio.
·
Criar atitudes desejáveis.
·
Permitir a livre
expressão-Formulação de problemas.
Grupo de trabalho: Professora
estagiaria e a professora atuante na classe.
Publico alvo: jardim II
Duração: quatro semanas, sendo uma
semana para cada história.
Plano de ação
1º Modulo
Procurar conhecer quais as
histórias infantis que mais interessam à turma.
Planejar quatro histórias e a
maneira de serem apresentadas.
ü Chapeuzinho vermelho - contada com fantoches.
ü O Muro - contada com avental de historias.
ü Romeu e Julieta - leitura.
ü Criação de sua própria história criada a partir de objetos dados
pelo professor.
(Cada
história será apresentada em um dia, e o procedimento será de acordo com o
recurso usado para cada história).
2º Modulo
Apresentação da história: ”chapeuzinho
vermelho “com fantoche, ao final da historia
proporcionar que a criança formule perguntas ,e problematize cada
situação vivida pelos personagens integrantes na história,dando um final
diferente a história contada.
3º Modulo
Preparar o material para a
criação da historia feita por eles próprios.
Exemplo: mascara
de animais, dedoches dos personagens, mexerica em EVA, capuz vermelho, e
objetos que não fizeram parte de nenhuma história contada na classe, Estes
deverão ser colocados dentro de uma caixa mágica, onde o professor deve retirar
entregar ao aluno escolhido que continuara a história iniciada pelo professor
encaixando o objeto, dado a ele.
4º Modulo – Desenvolvimento
Das oficinas: fornecer folha 4A, lápis de
cor, para ilustrarem a história O MURO.
Das apresentações das histórias: Proporcionar aos alunos um ambiente confortável, para conhecerem
as histórias.
Da teia de Histórias: Desafiar os
alunos a fazerem o reconto de todas as histórias ao mesmo tempo, numa mistura
aleatória de personagens. Fazendo uso dos materiais confeccionados para cada
história.
Colocar na caixa
mágica os acessórios do qual a criança Dara continuidade a história iniciada
pelo professor.
Quando todas as
crianças estiverem acomodadas, a professora iniciará a história:
Era uma vez, um reino
onde tudo era mágico, as pessoas viviam em harmonia, todo mundo ajudava uns aos
outros até que um dia, um menininho muito sapeca foi passear na floresta e viu
na beira do lago um...
Aí a
professora entrega ao aluno uma peça,
continuando a história com o que lhe remete na lembrança o objeto vindo do
caixa. A criança dará asas a sua imaginação para colocar o objeto ou o personagem
retirado do caixa, continuará contando um pedacinho, depois entregara à caixa a
outra criança e esta deverá dar seqüência à história com o objeto retirado, a história
prossegue até todos os objetos e personagens serem usados, ou até quando as
crianças permanecerem interessadas.
Avaliação
Devera ocorrer ao final de cada modulo,o
professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente, o final das
apresentações será fornecido a criança um kit leitura contendo uma sacola de
tecido de TNT, um fantoche de Eva e tecido TNT, e um livro de história, com a
finalidade de dar continuidade ao incentivo à leitura e a imaginação das
crianças.
Referencia
Referencial
volume 2 e 3
Silva
Lucena, Macio Ribeiro - O Muro-2009-editora – Lasergráfica
Jakob
e Wilhelm. Os contos de Grim. Tradução de Tatiana Belinky. São Paulo. Paulus,
1989 (modulo 2 programa de formação de professores alfabetizadores)
Rocha
Ruth, Romeu e Julieta 3ªedição editora Ática, Ano 1992
Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB-Leinº 9.394, de 20 de dezembro
de 1996
|
Comentários
Postar um comentário