PROJETO A cor da amizade, da cidadania e da igualdade
PROJETO: A cor da amizade, da cidadania e da igualdade
Introdução
CIDADE DE _________
2011
Introdução
Historicamente, o Brasil no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. Nesse sentido ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos, negros, índios e portadores de deficiência. Constatou-se a necessidade de políticas especificas que reverta o atual quadro. No campo da educação devemos promover o respeito e convívio harmônico com a diversidade, deve se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições para que os alunos desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes histórias que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira. Contudo, o projeto corresponde a necessidade “educativa voltada para a formação de valores e posturas que contribuam para que os cidadãos valorizem seu pertencimento étnico-racial, tornando-se parceiros de uma nova cultura, da cultura anti-racista, do fortalecimento da dignidade e da promoção da igualdade real de direitos”.
JUSTIFICATIVA: promover a reflexão sobre conceitos de cidadania e igualdade.
Debater e refletir sobre as diferenças e a importância de cada um respeite o outro, independente de sua aparência ou condição social.
Objetivo:
• Desenvolver o senso de igualdade, respeito à diversidade.
• Compreender as diversas culturas.
• Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo.
• Desenvolver o habito de ouvir com atenção.
• Desenvolver habilidades sociais.
• Levar a criança a refletir que todos têm direitos e deveres perante a sociedade.
• Criar atitudes desejáveis.
• Permitir a livre expressão-Formulação de problemas.
Grupo de trabalho: Professoras estagiarias e a professora atuante na classe.
Publico alvo: 1º ano do ensino fundamental
Metodologia
O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local,estabelecendo o problema e a proposta de conteúdos para a classe.
O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações indiretas em ilustrações experimentações e leituras.Para tanto vamos utilizar:
Livro: Menina Bonita do laço de Fita “Maria Helena Machado Editora Atica,2007.”
“Livro: “Declaração Universal dos Direitos Humanos” Adaptação Ruth Rocha e Otavio Roth 2003”.
Livro: O clube do Arco Iris “Tradução Carolina Caíres Coelho, 2007”.
Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari “Menina com tranças e laços” fazendo uma analogia com o livro “menina bonita do laço de fita”
Filme: “A princesa e o sapo” Disney
Atividades:
Modulo 1º
Apresentação do livro menina bonita do laço de, que trás como idéia central a admiração de um personagem, pela cor negra da menina, onde aborda o tema com propriedade.. Realizaremos uma dramatização com fantoches seguido de Discutição com a classe e reflexão sobre o tema apresentado no livro ,
Modulo 2º
Apresentação do quadro de Candido Portinari “Menina com tranças e laços “relembrando a historia da menina bonita do laço de fita, fazendo assim uma analogia entre a personagem principal e o quadro do pintor, finalizaremos esta historia com a apresentação de uma atividade para trabalhamos a alfabetização.
Modulo3º
Leitura do livro Declaração Universal dos Direitos Humanos, juntamente com apresentação da caixa ilustrada de fotos com momentos históricos, diversidade de pessoas e culturas fazendo referencia com cada momento apresentado no livro.
Modulo4º
Retomando a Historia Declaração Universal dos Direitos Humanos ,e aplicação de atividade com caça palavras onde conterá palavras chaves do livro,seguido de montagem de palavras com alfabeto móvel levando em consideração que 60%da classe ainda não se encontra alfabetizada.
Modulo5º
Leitura do livro clube do arco Iris, seguido de reflexões junto a classe, finalizando com pintura do contexto da historia, como forma de avaliar a compreensão do livro.
Modulo6º
Apresentação do filme a princesa e o sapo.
Modulo 7º- Fechamento do projeto:
Discussões e reflexões a que chegaram com o desenvolver do projeto.
Avaliação
A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo, de forma contínua e diagnóstica, com a intenção de rever a postura dos alunos e demais grupos que participam da comunidade escolar, estendendo para o grupo familiar, buscando sempre uma postura de vivência sem discriminação e com novas possibilidades de expandir as idéias de respeito mútuo, estimulando os alunos a desenvolverem potencialidades, dentro da coletividade, sempre respeitando as individualidades, sendo estas em qualquer âmbito.
Considerações Finais:
O trabalho de educação a diversidade deve começar cedo. A criança negra, deficiente ou pertencente a outras culturas precisa se ver como ela é e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesma e ter modelos que confirmem esse expectativa. O projeto visa a desenvolver o respeito mutuo entre os alunos, formando assim alunos conscientes e preocupados com os próximos e perceptivos em relação ao fenômeno bullying e suas manifestações.
Portanto, este projeto trata-se de uma proposta construída, mas não acabada e estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.
Cronograma: iniciará no 16/03/2012 á 13/04/2012 sendo dividido este por várias semanas com atividades variadas, dependendo da disponibilidade da professora atuante na sala de aula ocorrendo sempre no período matutino.
Referencias
Machado Maria Helena. Menina Bonita do Laço de fita. São Paulo-SP Editora Ática/2007
Revista nova Escola. Vários Autores. São /SP Edição de Nov/2004 e 2005
Rocha. Ruth. Roth. Otavio. Declaração Universal dos direitos humanos/São Paulo/SP, 2004
Aubrey,A.O Clube do Arco Iris.Coleção Sentimentos Tradução.Carolina caíres Coelho,São Paulo:Girassol,2007
HTTP://www.portinari.org.com.br
Parâmetros Curriculares Nacionais /PCN
- BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira. MEC, 2005.
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Referencias bibliográficas:
Referencial volume 2 e 3
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