PROJETO DE LEITURA: PARA GOSTAR DE LER

PROJETO DE LEITURA: PARA GOSTAR DE LER ASSIS 2011 PROJETO: PARA GOSTAR DE LER JUSTIFICATIVA: Incentivar a criança ao mundo da leitura de forma prazerosa, estimulando a curiosidade em conhecer outras história e desenvolver o ato criativo. Objetivo: • Conhecer diversas histórias • Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos oralmente • Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo. • Desenvolver o habito de ouvir com atenção. • Desenvolver habilidades sociais. • Desenvolver o pensamento lógico e rapidez de raciocínio. • Criar atitudes desejáveis. • Permitir a livre expressão-Formulação de problemas. Grupo de trabalho: Professora estagiaria e a professora atuante na classe. Publico alvo: jardim II Duração: quatro semanas, sendo uma semana para cada história Plano de ação 1º Modulo Procurar conhecer quais as histórias infantis que mais interessam a turma. Planejar quatro histórias e a maneira de serem apresentadas.  Chapeuzinho vermelho - contada com fantoches.  O Muro - contada com avental de historias.  Romeu e Julieta - leitura.  Criação de sua própria história criada a partir de objetos dados pelo professor. (Cada história será apresentada em um dia, e o procedimento será de acordo com o recurso usado para cada história). 2º Modulo Apresentação da história: ”chapeuzinho vermelho “com fantoche, ao final da historia proporcionar que a criança formule perguntas ,e problematize cada situação vivida pelos personagens integrantes na história,dando um final diferente a história contada. 3º Modulo Preparar o material para a criação da historia feita por eles próprios. Exemplo: mascara de animais, dedoches dos personagens, mexerica em EVA, capuz vermelho, e objetos que não fizeram parte de nenhuma história contada na classe,Estes deverão ser colocados dentro de uma caixa mágica, onde o professor deve retirar entregar ao aluno escolhido que continuara a história iniciada pelo professor encaixando o objeto, dado a ele. 4º Modulo – Desenvolvimento Das oficinas: fornecer folha 4A, lápis de cor, para ilustrarem a história O MURO. Das apresentações das histórias: Proporcionar aos alunos um ambiente confortável, para conhecerem as histórias. Da teia de Histórias: Desafiar os alunos a fazerem o reconto de todas as histórias ao mesmo tempo, numa mistura aleatória de personagens. Fazendo uso dos materiais confeccionados para cada história. Colocar na caixa mágica os acessórios numerados, afixando na tampa do mesmo, uma lista apenas com o número de peças nele contidas. (Ao colocar as peças, exibidas novamente as crianças, relembrando a quem pertencem, de que história foi retirada, seu uso na história, etc.). Quando todas as crianças estiverem acomodadas, a professora iniciará a história: Era uma vez, um reino onde tudo era mágico, as pessoas viviam em harmonia, todo mundo ajudava uns aos outros até que um dia, um menininho muito sapeca foi passear na floresta e viu na beira do lago um... Aí a professora toca uma das crianças e ela dirá um número, retirando do baú a peça correspondente, continuando a história com o que lhe remete na lembrança o objeto vindo do caixa. A criança dará asas a sua imaginação para colocar o objeto ou o personagem retirado do caixa, continuara contando um pedacinho, depois tocará outra criança e esta devera dar seqüência à história com o objeto retirado, a história prossegue até todos os objetos e personagens forem usados ou até quando as crianças permanecerem interessadas. Avaliação: Ao final de cada modulo, o professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente, o final das apresentações fornecerem a criança um kit leitura contendo uma sacola de tecido de TNT, um fantoche de Eva e tecido TNT, e um livro de história, com a finalidade de dar continuidade ao incentivo à leitura e a imaginação das crianças. Referencias bibliográficas: Referencial volume 2 e 3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE PERGUNTAS PARA ENTREVISTA COM GESTOR ESCOLAR

Projeto: México Diversidade cultural