PROJETO OFICINA DE MUSICA

PROJETO: MUSICA NA ESCOLA Área: Ensino Fundamental 1º-2º--3º Professora: _______________ANO: INTRODUÇÃO “A música é a alquimia que organizando sons de diferentes qualidades (graves ou agudos, intensos ou fracos, curtos ou longos, com texturas diversas), gera formas sonoras que expressam e comunicam emoções, sensações, percepções e pensamentos que refletem o modo de sentir, perceber e pensar de um indivíduo, uma cultura ou época.“ “Música é linguagem é conhecimento.” A música faz parte de nossa vida, mexe com todo nosso ser sensibilidade, músculos, traz a nós bons e maus sentimentos, cria em nós um grande desenvolvimento psicomotor, psicológico, intelectual, etc. Podemos dizer que estes trabalhos com cantigas, danças e atividades artísticas estão diretamente ligados a nosso panorama cultural, colaborando com reconhecimento de nossa identidade que no início de nossa vida é uma das habilidades que nós educadores lutamos para que sejam respeitadas e aceitas as diferenças de cada um,se reconhecendo capazes de identificarem como cidadãos autônomos e críticos . Muito se tem estudado e descoberto a respeito dos efeitos dos sons e da música sobre as pessoas seja seu corpo, no tratamento de causas físicas. Várias pesquisas têm sido realizadas ultimamente, tentando verificar, cientificamente, que a música pode trazer para o bem estar físico ou psicológico dos indivíduos. Nessas questões, a neurologia, com o auxilio da tecnologia dos aparelhos de diagnóstico por imagem e a musico terapia tem contribuído muito com seus esclarecimentos. A ação da música no organismo se dá da seguinte maneira. Ao chegarem aos ouvidos, os sons são convertidos em impulsos que provocam os nervos auditivos até o tálamo, região considerada a estação central das emoções, das sensações e dos sentimentos. Os impulsos provocados pela música do cérebro repercutem em todo o corpo e podem ser detectados pelas novas técnicas de escaneamento cerebral (OU NEUROIMAGENS). O ritmo musical influencia os padrões de sono e de vigília, a respiração, os bati9mentos cardíacos, a circulação sanguínea e a secreção de diversas glândulas, por exemplo, (GASPARINI, 2003). Algumas características terapêuticas da música: 1.Cativa e mantém a atenção – estimula e utiliza várias partes do cérebro . 2.O tempo da música é estruturado de uma maneira que facilita a percepção 3.Proporciona um contexto agradável de repetição 4.Facilita a quebra de barreiras sociais , graças ao princípio da comunicação não verbal . 5.Estimula a memória 6.Encoraja e pede movimento 7. Trabalha memórias e emoções 8.Tem retorno imediato tanto verbal quanto não verbal. DESENVOLVIMENTO A aula de música compreende uma série de atividades e que deve ter a duração de uma hora / aula. Durante as aulas, há alguns procedimentos rotineiros que serão executados em todos os encontros, é importante que, ao inicio da aula o professor estabeleça sempre uma conversação com os alunos, a respeito de algum tópico de música que seja significativa para ele, naquele momento. Pode se r, também a retomada de uma atividade desenvolvida anteriormente, ou ainda á cerca de um cd que ouviram. Em seguida, conta a proposta do dia. Nesse momento de atitudes desregradas, assim demonstrando aos alunos a compreensão de que a atividade musical exige uma postura adequada, silenciosa não havendo esta, é impossível levar adiante a proposta musical. Esse silêncio que, muitas vezes, parece impossível de se obter, pode se conseguir com posturas adequadas por parte do professor, não deve ser obtido por meio de repreensão ou ameaças. Essa é uma maneira negativa de encarar, a questão do silêncio. A maneira positiva é ver o silêncio como algo tão importante, quanto o som. E trabalhar com ele de forma lúdica e desafiadora. Os recursos serão: • Radio gravador • Disc player e mp3 • Vídeos • Violão • Teclado • Microfone JUSTIFICATIVA Com este projeto, temos a intenção de fazer com que nossos alunos travem um contato intenso com a arte da música, ultrapassando o que lhes é oferecida pelo meio de comunicação, ( leia-se industria cultural ), aprendendo a ouvir com qualidade e a refletir acerca da que ouvem .Logo compreenderão , também que é possível fazer música , cultivar a própria sensibilidade e pensar a respeito do som e de sua forma de organização .Isso lhes dará confiança para perceberem que , mesmo sem formação especializada , podem colocar a música em sua vida e que da escola é bastante propício para isso . Com a linguagem artística, a música, além de ser uma área de conhecimento e um agente capaz de atingir o ser humano profundamente, nele provocando profundas reações, que se manifestam em seu próprio ser envolvendo corpo, sentimentos, mente e espírito. O prazer que se tem a partir da música é o que se chama “qualidade estética“, isto é a capacidade de conhecer, fruir, sensibilizar-se, imaginar e fazer arte. Numa sociedade que se pauta, em grande parte, pelo uso indiscriminado da tecnologia, pela espoliação da meio ambiente e pela busca prioritária do lucro é importante despertar o indivíduo para outros valores, humanos, ecológicos e artísticos. Esse é um dos papéis da arte auxiliar-nos a buscar bem estar e prazer no que se chama “fruição estética“ por esse motivo, o ensino da arte, de modo geral, e da música, em particular, tem um grande papel a cumprir, por seu intermédio, e com sua instalação do cotidiano das pessoas é aí que a escola pode ser um espaço privilegiado para desenvolver, essa possibilidade, contribuindo para que o indivíduo se desenvolva plenamente, tornando-se um ser capaz, sensível e atuante engajado aos valores culturais reais (não exclusivamente mercadológico) de seu pais de sua cidade e de seu grupo social, o que como conseqüência , promovera a melhoria de sua qualidade de vida . “Os PCNs de arte buscam apontar que música pode ser aprendida na escola .Por muito tempo, essas práticas foram consideradas atividades importantes para a recreação, equilíbrio psíquico , expressão criativa , ou simplesmente treino de habilidades motoras. Nos PCNs ,entretanto, Arte é apresentada como área de conhecimento que requer espaço e constância, com todas as áreas do currículo escolar. “ OBJETIVO • Desenvolver a maturidade musical • Desenvolver ritmo • Desenvolveras habilidades motoras • Criar pensamento criativo • Apreciar e conhecer a diversidade musical • Desenvolver a coordenação motora global e lateralidade • Expressar carinho e respeito pelas outras crianças • Conhecer músicos (compositores) brasileiros • Explorar variados instrumentos musicais • Expressar seus sentimentos e sensações individuais AVALIAÇÃO Avaliarei os alunos através das aulas e ensaios, valorizando o interesse pessoal e o desempenho individual e de grupo, através da observação, parte oral e trabalhinhos. (pesquisas), etc. REFERENCIAS PCNs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE PERGUNTAS PARA ENTREVISTA COM GESTOR ESCOLAR

Projeto: México Diversidade cultural