relatório de estagio (pedagogia)
Introdução
Neste relatório pretendo dispor, tudo que contribuiu para minha formação.
A presente escola que observei para este trabalho acadêmico se trata de uma escola histórica da cidade de Assis SP que se encontra na Rua: General Osório nº000 Bairro:Boa Vista, que foi construída nos anos 50,e até o presente momento é muito procurada pelos pais de alunos.
A escola toda funciona de forma democrática, e satisfatória, é muito valorizada a interação entre todos, alunos/professore/funcionários/pais/comunidade.
A diretora desta instituição esta sempre aberta a dialogo tanto para com os pais, como para com o corpo docente que forma a escola.
Neste relatório poderemos observar o funcionamento e estrutura da escola, também a relação comunidade /escola, as relações interpessoais na escola, a proposta pedagógica e a disposição do espaço físico da escola citada acima.
Desenvolvimento
Estrutura e funcionamento da Escola
Na escola observada EMEIF ETC E TAL oferece o ensino fundamental. O período de aula do ensino fundamental é matutino contendo 11 classes no período de 7hrs10 e no período vespertino das 11hrs50 e 11 classes no período 12hrs40 as 17hrs20 com o total de 22 classes.
O horário de funcionamento da secretaria é das 08h00min as 11h00min e das 12:30 as 17:30.
Os dias Letivos da escola são distribuídos da seguinte forma: 201 dias letivos ,30 férias e 23 recesso.
O HTPC, Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo é constituído por reuniões as segundas - feiras com horário das 05h35min às 19h35min No HTPC os professores são capacitados através de reflexões e troca de experiências que avaliam as condições que estão sendo oferecidas as crianças para que possam organizar seu trabalho,visando sanar as dificuldades dos alunos e enriquecer o aproveitamento dos mesmos,tendo como principio básico a melhoria de qualidade do ensino que está sendo oferecido,repensando sua pratica,criando e explorando procedimentos metodológicos.O docente terá assim distribuída a sua jornada de trabalho em cinco horas diárias de trabalho pedagógico, sendo duas horas na escola em atividades coletivas, e três horas em local de livre escolha pelo docente ou por convocação superior.
O conselho de escola é composto por representantes de pais, funcionários, professores e alunos, alem dos representantes titulares existem também seus respectivos suplentes, uma vez que o diretor da escola o dirige. As atribuições do Conselho de Escola são deliberar sobre as diretrizes e metas da unidade escolar, alternativas de soluções para os problemas de natureza pedagógicos: programas especiais visando a integração escola- família comunidade:tornar ciente do calendário anual de atividades escolares elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
O conselho de Classe/Serie é constituído por professores, e é responsável pelo processo coletivo de acompanhamento e avaliação do ensino e aprendizagem, estão organizados de forma a possibilitar a inter-relação entre profissionais e alunos, entre turnos, entre séries: propiciar o debate permanente sobre o processo de ensino e aprendizagem, Integração e seqüência dos conteúdos curriculares de cada série: orientar o processo de gestão do ensino.
No plano da escola existe registro do Conselho e da APM com datas marcadas para as reuniões, porem elas podem acontecer conforme as necessidades, pois trabalham juntos escola/comunidade/conselho /APM, sendo os principais objetivos dinamizar a atuação dos Conselhos de Escola: colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar e na integração família/escola/comunidade: desenvolver programas culturais e de lazer para jovens e adultos.
Todos os órgãos colegiados e instituições auxiliares funcionam democraticamente, seguindo o calendário de reuniões e se necessário em reuniões extraordinárias.
Para os alunos com freqüência irregular o professor registra as faltas em seu diário de classe e o mesmo recebe uma visita da direção (diretor, coordenador e professor), em sua residência, quando não há solução do problema é encaminhado para o Conselho Tutelar que tomará as providências legais.
Nesta escola observada notamos que existe clareza na definição de seus objetivos e metas, sendo priorizada a educação, disciplina,valorizando o conhecimento já adquirido pelo educando,facilitando sua formação integral para que se reconheça como agente transformador, exercendo sua cidadania.
Na elaboração do diagnóstico escolar a equipe trabalha de acordo com a realidade de seus alunos, procurando obter uma visão plural das necessidades dos educandos, assim sendo a avaliação é feita de maneira que possa saber o real atendimento de cada aluno, esta é realizada bimestralmente e também, através do comportamento e do rendimento dos alunos.
Tendo conhecimento dos três documentos que são o Plano de Gestão, Regimento Escolar e Proposta Pedagógica da Escola, observa-se que existe coerência em relação aos procedimentos de avaliação, pois os objetivos dos documentos têm em comum a avaliação interna, processo organizado pela escola que deve ser de elemento de reflexão continua tendo como base a visão global do aluno, subsidiado por observações e registros obtidos no decorrer do processo, tendo como objetivo investigar a situação da aprendizagem do aluno: analisar, repensar e reorientar a prática pedagógica a partir dos avanços e dificuldades, envolver o aluno, possibilitando sua participação no processo de aprendizagem, através de uma análise critica de seus progressos e dificuldades que deverão ser superados.
Relações Escola/Comunidade
Esta unidade escolar tem atendido sua clientela com números de vagas necessárias, recebendo alunos que vem de outras cidades devido à existência de uma usina, aonde as famílias vêm em busca de emprego.
AS classes/turmas são montadas heterogeneamente visando o melhor aproveitamento dos alunos. O nível socioeconômico dos alunos dessa escola são de classe média e alta, grande parte é proveniente de famílias de funcionários públicos (Policia Militar, Professores, Agentes Penitenciários, Agente Administrativo Municipal, Psicólogos, Dentista Advogado, Bancário etc.) e 45% dos alunos são oriundos de outros bairros (Vila Operaria, Parque das Fores,Vila Gloria,Jardim Paraná etc.)e o restante mora nas proximidades da escola (Vila Central, Centro ,Boa Vista ,Santa Cecília).Os índices de retenção escolar na 1ª serie e 3ª não é constatados, já na 2ª série existe um índice de 0.1% e na 4ª série é de 0,26%, não existindo índice de evasão.
A proposta pedagógica da escola tem por finalidade desenvolver o educando,assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e estudos superiores.Esta proposta pedagógica é coerente com a realidade da clientela da escola, pois as diretrizes que norteiam o processo educacional envolvem direção,alunos, funcionários e pais em um trabalho consciente e comprometido com a política educacional, que envolve toda clientela escolar e comunidade.
Para a administração das dificuldades e limitações de materiais humanos, didáticos, pedagógicos e culturais a escola faz uma integração humana de forma que supera todas as necessidades existentes.
A parceria e a integração entre escola/comunidade ocorre a participação especial dos pais em relação as atividades realizadas, obtendo uma integração favorável ao bom andamento da unidade escolar.Existe um dialogo aberto entre escola e comunidade, onde pode-se destacar a participação de campanhas de solidariedade, educativas palestras, e o apoio nas aulas do Proerd(Programa de Resistência contra as Drogas e a Violência).
Relações Interpessoais na Escola
Na escola se estabelece relações interpessoais com a organização de um trabalho de conscientização político social entre direção, professores, funcionários, alunos e comunidade, visando maior participação e envolvimento com a educação. Este envolvimento se dá também através de dinâmicas, festas, comemorações e gincanas.
Nesta respectiva escola os pais participam da vida da escola, participando de reuniões, palestras, festividades feitas pela escola ou até mesmo quando ocorre algum caso grave com o aluno o pai vai até a escola.
Não existe muitas queixas em relação a escola ou aos professores pois os a maioria dos alunos vive em lares bem constituídos com pais consciente e melhor preparado,os pais conhecem a função social da escola valoriza seus profissionais com algumas exceções.
Os alunos são incentivados a ter um bom relacionamento social pelos professores, e demonstram respeito uns pelos outros e também pelos funcionários e professores.
Esta unidade escolar está de acordo com a lei de inclusão, pois ela está aberta a portadores de necessidades especiais e a criança com distúrbios de aprendizagem, visando que nesta escola possui quatro alunos com dificuldade de aprendizagem, sendo um com problemas de visão que necessita de materiais ampliados, e três com dificuldade intelectual.
Os inspetores e demais funcionários fazem o possível para seguir um padrão ético do desenvolvimento do seu trabalho, atendendo as necessidades dos alunos, tendo um bom relacionamento com todos da escola.
Proposta Pedagógica
O ensino da escola se enquadra no sentido progressista, por ser uma escola que se preocupa com a formação de seus alunos e trabalham de maneira que eles possam se tornar pessoas confiantes em si mesmos.
A proposta pedagógica desta escola está fundamentada na tendência “pedagógica construtivista”, o aluno não é apenas aquele que houve e capita informações, mas sim um ser livre e ativo que é respeitado e ouvido quando expõem suas idéias e sentimentos, o professor é o mediador no processo de conhecimento, intervindo na aprendizagem dos conteúdos necessários para a formação de seus alunos.
Esta unidade escolar desenvolve projetos interdisciplinares como Proed, projeto sobre tabagismo, água, leitura, inclusão, xadrez, dengue, ecologia entre outros com palestras educativas, teatros, vídeos, passeios informativos e dentro da própria sala de aula.
Os planos de ensino são elaborados por toda equipe de educadores da escola, sob a coordenação da direção e em colaboração com todos os agentes envolvidos na vida e no funcionamento escolar, como alunos, funcionários, pais e representantes dos órgãos da administração do ensino.
As avaliações e metodologia estão de acordo com a proposta pedagógica da escola visando sempre a melhoria do aluno, desta maneira percebe-se que os planos de ensino são baseados nos PCNs, e o corpo docente e discente são estimulados a trabalharem juntos com um só objetivo.
Os alunos desta escola são estimulados a fazer o uso de pesquisa e desenvolvimento artístico através de trabalhos em classe e extraclasse.
Espaço Físico
O aspecto físico da escola esta, de maneira geral, muito ruim, chove em todas as salas de aula, secretaria, sala dos professores, sala de informática, danificando os aparelhos, carteiras e cadeiras.
O prédio é muito antigo foi construído na década de 50 e por isso, precisa urgentemente de uma reforma.
A demolição do banheiro velho e a construção do novo banheiro ainda não são suficientes para a necessidade da escola. Precisa-se de mais reformas como as duas quadras de esporte, que se apresentam sem nenhuma segurança, pois alem de estarem como uma lixa não conta com cobertura e nenhuma pintura.
Em relação as salas de aula, o aspecto é péssimo em relação a pintura e conservação.As paredes estão com fissuras,descascando,manchadas,com um aspecto de sujeira,ainda que sejam lavadas e cuidadas.
Seria preciso construir sala para reuniões visto que a escola é grande de mais e é impossível acomodar todos os pais em um mesmo dia, em uma mesma reunião.
A cozinha e o refeitório necessitam ser ampliados, reformados, piso bom. As goteiras causam mofo no corredor ao lado, isto é, numa salinha pequena. È impossível permanecer por muito tempo no lugar, devido o mau cheiro, que causa indisposição nas crianças.
A escola é histórica por isso é muito procurada pelos pais que não residem no mesmo bairro (Vila operaria, Prudenciana, Vila Ribeiro, Jardim Aeroporto etc.) formando quase 90% dos alunos.
Conclusão
Venho dispor neste trabalho de relatório de estagio, que em muito contribui para minha formação, pois no presente estagio pude observar os diferentes aspectos de funcionamento da escola, e presenciar, algumas de suas atividades como projeto de leitura, passeio ao parque buracão onde as crianças se divertiram muito, e aprenderam muitos conceitos de forma agradável, com interação entre si e com os profissionais que as acompanharam no passeio.
Os professores, coordenadores e funcionários me mostraram de maneira clara todo funcionamento da escola, eu fui bem recebida por todos, a interação entre todos que compõem este espaço escola é muito boa o trabalho em equipe é muito valorizada na instituição e a diretora mostra grande comprometimento com tudo que diz respeito ao funcionamento e desempenho de seus alunos.
IEDA- INSTITUTO EDUCACIONAL DE ASSIS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
ASSIS
2011
ALUNA: VANDERLI RODRIGUES ANTUNES DE OLIVEIRA
3º TERMO
CURSO: PEDAGOGIA
SUPERVISORA DE ESTAGIO: TRA LÀ LÀ
Neste relatório pretendo dispor, tudo que contribuiu para minha formação.
A presente escola que observei para este trabalho acadêmico se trata de uma escola histórica da cidade de Assis SP que se encontra na Rua: General Osório nº000 Bairro:Boa Vista, que foi construída nos anos 50,e até o presente momento é muito procurada pelos pais de alunos.
A escola toda funciona de forma democrática, e satisfatória, é muito valorizada a interação entre todos, alunos/professore/funcionários/pais/comunidade.
A diretora desta instituição esta sempre aberta a dialogo tanto para com os pais, como para com o corpo docente que forma a escola.
Neste relatório poderemos observar o funcionamento e estrutura da escola, também a relação comunidade /escola, as relações interpessoais na escola, a proposta pedagógica e a disposição do espaço físico da escola citada acima.
Desenvolvimento
Estrutura e funcionamento da Escola
Na escola observada EMEIF ETC E TAL oferece o ensino fundamental. O período de aula do ensino fundamental é matutino contendo 11 classes no período de 7hrs10 e no período vespertino das 11hrs50 e 11 classes no período 12hrs40 as 17hrs20 com o total de 22 classes.
O horário de funcionamento da secretaria é das 08h00min as 11h00min e das 12:30 as 17:30.
Os dias Letivos da escola são distribuídos da seguinte forma: 201 dias letivos ,30 férias e 23 recesso.
O HTPC, Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo é constituído por reuniões as segundas - feiras com horário das 05h35min às 19h35min No HTPC os professores são capacitados através de reflexões e troca de experiências que avaliam as condições que estão sendo oferecidas as crianças para que possam organizar seu trabalho,visando sanar as dificuldades dos alunos e enriquecer o aproveitamento dos mesmos,tendo como principio básico a melhoria de qualidade do ensino que está sendo oferecido,repensando sua pratica,criando e explorando procedimentos metodológicos.O docente terá assim distribuída a sua jornada de trabalho em cinco horas diárias de trabalho pedagógico, sendo duas horas na escola em atividades coletivas, e três horas em local de livre escolha pelo docente ou por convocação superior.
O conselho de escola é composto por representantes de pais, funcionários, professores e alunos, alem dos representantes titulares existem também seus respectivos suplentes, uma vez que o diretor da escola o dirige. As atribuições do Conselho de Escola são deliberar sobre as diretrizes e metas da unidade escolar, alternativas de soluções para os problemas de natureza pedagógicos: programas especiais visando a integração escola- família comunidade:tornar ciente do calendário anual de atividades escolares elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
O conselho de Classe/Serie é constituído por professores, e é responsável pelo processo coletivo de acompanhamento e avaliação do ensino e aprendizagem, estão organizados de forma a possibilitar a inter-relação entre profissionais e alunos, entre turnos, entre séries: propiciar o debate permanente sobre o processo de ensino e aprendizagem, Integração e seqüência dos conteúdos curriculares de cada série: orientar o processo de gestão do ensino.
No plano da escola existe registro do Conselho e da APM com datas marcadas para as reuniões, porem elas podem acontecer conforme as necessidades, pois trabalham juntos escola/comunidade/conselho /APM, sendo os principais objetivos dinamizar a atuação dos Conselhos de Escola: colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar e na integração família/escola/comunidade: desenvolver programas culturais e de lazer para jovens e adultos.
Todos os órgãos colegiados e instituições auxiliares funcionam democraticamente, seguindo o calendário de reuniões e se necessário em reuniões extraordinárias.
Para os alunos com freqüência irregular o professor registra as faltas em seu diário de classe e o mesmo recebe uma visita da direção (diretor, coordenador e professor), em sua residência, quando não há solução do problema é encaminhado para o Conselho Tutelar que tomará as providências legais.
Nesta escola observada notamos que existe clareza na definição de seus objetivos e metas, sendo priorizada a educação, disciplina,valorizando o conhecimento já adquirido pelo educando,facilitando sua formação integral para que se reconheça como agente transformador, exercendo sua cidadania.
Na elaboração do diagnóstico escolar a equipe trabalha de acordo com a realidade de seus alunos, procurando obter uma visão plural das necessidades dos educandos, assim sendo a avaliação é feita de maneira que possa saber o real atendimento de cada aluno, esta é realizada bimestralmente e também, através do comportamento e do rendimento dos alunos.
Tendo conhecimento dos três documentos que são o Plano de Gestão, Regimento Escolar e Proposta Pedagógica da Escola, observa-se que existe coerência em relação aos procedimentos de avaliação, pois os objetivos dos documentos têm em comum a avaliação interna, processo organizado pela escola que deve ser de elemento de reflexão continua tendo como base a visão global do aluno, subsidiado por observações e registros obtidos no decorrer do processo, tendo como objetivo investigar a situação da aprendizagem do aluno: analisar, repensar e reorientar a prática pedagógica a partir dos avanços e dificuldades, envolver o aluno, possibilitando sua participação no processo de aprendizagem, através de uma análise critica de seus progressos e dificuldades que deverão ser superados.
Relações Escola/Comunidade
Esta unidade escolar tem atendido sua clientela com números de vagas necessárias, recebendo alunos que vem de outras cidades devido à existência de uma usina, aonde as famílias vêm em busca de emprego.
AS classes/turmas são montadas heterogeneamente visando o melhor aproveitamento dos alunos. O nível socioeconômico dos alunos dessa escola são de classe média e alta, grande parte é proveniente de famílias de funcionários públicos (Policia Militar, Professores, Agentes Penitenciários, Agente Administrativo Municipal, Psicólogos, Dentista Advogado, Bancário etc.) e 45% dos alunos são oriundos de outros bairros (Vila Operaria, Parque das Fores,Vila Gloria,Jardim Paraná etc.)e o restante mora nas proximidades da escola (Vila Central, Centro ,Boa Vista ,Santa Cecília).Os índices de retenção escolar na 1ª serie e 3ª não é constatados, já na 2ª série existe um índice de 0.1% e na 4ª série é de 0,26%, não existindo índice de evasão.
A proposta pedagógica da escola tem por finalidade desenvolver o educando,assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e estudos superiores.Esta proposta pedagógica é coerente com a realidade da clientela da escola, pois as diretrizes que norteiam o processo educacional envolvem direção,alunos, funcionários e pais em um trabalho consciente e comprometido com a política educacional, que envolve toda clientela escolar e comunidade.
Para a administração das dificuldades e limitações de materiais humanos, didáticos, pedagógicos e culturais a escola faz uma integração humana de forma que supera todas as necessidades existentes.
A parceria e a integração entre escola/comunidade ocorre a participação especial dos pais em relação as atividades realizadas, obtendo uma integração favorável ao bom andamento da unidade escolar.Existe um dialogo aberto entre escola e comunidade, onde pode-se destacar a participação de campanhas de solidariedade, educativas palestras, e o apoio nas aulas do Proerd(Programa de Resistência contra as Drogas e a Violência).
Relações Interpessoais na Escola
Na escola se estabelece relações interpessoais com a organização de um trabalho de conscientização político social entre direção, professores, funcionários, alunos e comunidade, visando maior participação e envolvimento com a educação. Este envolvimento se dá também através de dinâmicas, festas, comemorações e gincanas.
Nesta respectiva escola os pais participam da vida da escola, participando de reuniões, palestras, festividades feitas pela escola ou até mesmo quando ocorre algum caso grave com o aluno o pai vai até a escola.
Não existe muitas queixas em relação a escola ou aos professores pois os a maioria dos alunos vive em lares bem constituídos com pais consciente e melhor preparado,os pais conhecem a função social da escola valoriza seus profissionais com algumas exceções.
Os alunos são incentivados a ter um bom relacionamento social pelos professores, e demonstram respeito uns pelos outros e também pelos funcionários e professores.
Esta unidade escolar está de acordo com a lei de inclusão, pois ela está aberta a portadores de necessidades especiais e a criança com distúrbios de aprendizagem, visando que nesta escola possui quatro alunos com dificuldade de aprendizagem, sendo um com problemas de visão que necessita de materiais ampliados, e três com dificuldade intelectual.
Os inspetores e demais funcionários fazem o possível para seguir um padrão ético do desenvolvimento do seu trabalho, atendendo as necessidades dos alunos, tendo um bom relacionamento com todos da escola.
Proposta Pedagógica
O ensino da escola se enquadra no sentido progressista, por ser uma escola que se preocupa com a formação de seus alunos e trabalham de maneira que eles possam se tornar pessoas confiantes em si mesmos.
A proposta pedagógica desta escola está fundamentada na tendência “pedagógica construtivista”, o aluno não é apenas aquele que houve e capita informações, mas sim um ser livre e ativo que é respeitado e ouvido quando expõem suas idéias e sentimentos, o professor é o mediador no processo de conhecimento, intervindo na aprendizagem dos conteúdos necessários para a formação de seus alunos.
Esta unidade escolar desenvolve projetos interdisciplinares como Proed, projeto sobre tabagismo, água, leitura, inclusão, xadrez, dengue, ecologia entre outros com palestras educativas, teatros, vídeos, passeios informativos e dentro da própria sala de aula.
Os planos de ensino são elaborados por toda equipe de educadores da escola, sob a coordenação da direção e em colaboração com todos os agentes envolvidos na vida e no funcionamento escolar, como alunos, funcionários, pais e representantes dos órgãos da administração do ensino.
As avaliações e metodologia estão de acordo com a proposta pedagógica da escola visando sempre a melhoria do aluno, desta maneira percebe-se que os planos de ensino são baseados nos PCNs, e o corpo docente e discente são estimulados a trabalharem juntos com um só objetivo.
Os alunos desta escola são estimulados a fazer o uso de pesquisa e desenvolvimento artístico através de trabalhos em classe e extraclasse.
Espaço Físico
O aspecto físico da escola esta, de maneira geral, muito ruim, chove em todas as salas de aula, secretaria, sala dos professores, sala de informática, danificando os aparelhos, carteiras e cadeiras.
O prédio é muito antigo foi construído na década de 50 e por isso, precisa urgentemente de uma reforma.
A demolição do banheiro velho e a construção do novo banheiro ainda não são suficientes para a necessidade da escola. Precisa-se de mais reformas como as duas quadras de esporte, que se apresentam sem nenhuma segurança, pois alem de estarem como uma lixa não conta com cobertura e nenhuma pintura.
Em relação as salas de aula, o aspecto é péssimo em relação a pintura e conservação.As paredes estão com fissuras,descascando,manchadas,com um aspecto de sujeira,ainda que sejam lavadas e cuidadas.
Seria preciso construir sala para reuniões visto que a escola é grande de mais e é impossível acomodar todos os pais em um mesmo dia, em uma mesma reunião.
A cozinha e o refeitório necessitam ser ampliados, reformados, piso bom. As goteiras causam mofo no corredor ao lado, isto é, numa salinha pequena. È impossível permanecer por muito tempo no lugar, devido o mau cheiro, que causa indisposição nas crianças.
A escola é histórica por isso é muito procurada pelos pais que não residem no mesmo bairro (Vila operaria, Prudenciana, Vila Ribeiro, Jardim Aeroporto etc.) formando quase 90% dos alunos.
Conclusão
Venho dispor neste trabalho de relatório de estagio, que em muito contribui para minha formação, pois no presente estagio pude observar os diferentes aspectos de funcionamento da escola, e presenciar, algumas de suas atividades como projeto de leitura, passeio ao parque buracão onde as crianças se divertiram muito, e aprenderam muitos conceitos de forma agradável, com interação entre si e com os profissionais que as acompanharam no passeio.
Os professores, coordenadores e funcionários me mostraram de maneira clara todo funcionamento da escola, eu fui bem recebida por todos, a interação entre todos que compõem este espaço escola é muito boa o trabalho em equipe é muito valorizada na instituição e a diretora mostra grande comprometimento com tudo que diz respeito ao funcionamento e desempenho de seus alunos.
IEDA- INSTITUTO EDUCACIONAL DE ASSIS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
ASSIS
2011
ALUNA: VANDERLI RODRIGUES ANTUNES DE OLIVEIRA
3º TERMO
CURSO: PEDAGOGIA
SUPERVISORA DE ESTAGIO: TRA LÀ LÀ
Comentários
Postar um comentário