trabalho do curso letra e vida (modelo de uma carta para ser enviada a professora do curso)

Assis,27de julho de 2011
Querida amiga Eloina, estou cursando o curso Letra e vida aos sábados ,não sei se já ouviu falar, se trata de um curso ou melhor um programa de formação de professores alfabetizadores.
Nele tenho tirado muitas duvidas a cerca da alfabetização, como técnicas de ajuntamento de alunos, técnicas de leitura, organização da sala de aula, e das aulas a serem dadas enfim tem sido ótimo cursar este curso,você também deveria conhecer.
Posso dizer que tinha muita coisa que não podia dizer ao observar uma sala de aula; Exemplo disto é, quando um professor dava suas aulas no modelo empirista ou construtivista.
Aprendi que no modelo construtivista o aluno interage mais na sala de aula e constroem seus conhecimentos com base no que já sabe, e isto ocorre com a mediação do professor, e que é muito importante que o professor tenha domínio da matéria que ira ensinar aos alunos para que a mediação ocorra de forma eficaz,o professor não deve ser o único retentor do saber,como ocorre no modelo empirista.
Podemos dizer que no modelo empirista o aluno também aprende mas de forma mais dolosa,podemos dizer que a criança aprende,não compreende,pois se trata apenas de reproduzir o que lhe foi ensinado a criança não enfrenta uma problematização da questão a ser resolvida.Aprendi também que o professor deve conhecer bem a técnica ou modelo em que vai trabalhar com o aluno,pois um bom professor não mistura os dois modelos (construtivista,empirista) pois não dão bom resultados.
Neste curso você aprenderia a montar parcerias com os alunos dentro de suas hipóteses de escrita para que este aluno avance em seu conhecimento.
Aprendi a observar as possibilidades de intervenção do professor em uma situação diagnostica.
A forma mais correta de proceder para fazer registros de forma organizada é reflexiva sobre o desenvolvimento de uma atividade.
Também neste curso podemos compreender o que é leitura, o que antes não saberia definir esta palavra (leitura) agora já posso compreender que para chegarmos a leitura com compreensão temos que passar por diversas técnicas como , estratégia de seleção , antecipação, checagem inferência e decodificação.
Ler é compreender; não é apenas decodificar as letras, ler é mais que isso é compreender tudo que o autor quis expressar através de sua frase, texto, etc.
Enfim este curso veio em muito contribuiu em minha formação, posso dizer que não seria capaz de atuar em uma sala de aula, proporcionando um aprendizado de qualidade a meus alunos apenas com o conhecimento que antes possuía.
Portanto eu recomendo, pois estou no meio do curso ainda e já aprendi tanto , e sei que vou aprender mais ainda, vou tirar minhas duvidas que ainda tenho, agora neste próximo período do curso vou estar fazendo estagio em sala de aula vou poder observar na pratica tudo que estou aprendendo para que quando me formar possa contribuir mais eficaz mente com meus alunos.
Sem delongas me despeço com um grande abraço.
Assinado: Vanderli Rodrigues Antunes De OLiveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE PERGUNTAS PARA ENTREVISTA COM GESTOR ESCOLAR

ROTEIRO DE EXPERIÊNCIAS ADAPTADO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL 7º ANO -MATÉRIA CIÊNCIAS