projeto mundo sustentavel
PROJETO
MEIO AMBIENTE E UM ATO DE CONSCIÊNCIA
Sumário
1.1 Apresentação geral do projeto .................................................................2
1.2 Plano de ação............................................................................................
2. Desenvolvimento................................................................................................
ANEXOS1.........................................................................................................
ANEXOS 2........................................................................................................
ANEXO 3 ........................................................................................................
ANEXO 4...........................................................................................................
ANEXO 5.........................................................................................................
ANEXO 6.........................................................................................................
ANEXO 7...........................................................................................................
BIBLIOGRAFIA.................................................................................................
1.1 Apresentação geral do projeto
Projeto - Meio ambiente e um ato de consciência.
Justificativa:
A vida moderna trouxe como consequência para o ser humano uma constante destruição do meio ambiente. É inevitável agirmos de alguma forma para tentar pelo menos amenizar tal destruição. Daí a necessidade de conscientizar nossos alunos sobre a importância de reduzirmos, reutilizarmos e reciclarmos o lixo que produzimos diariamente em nossas casas. A reciclagem além de ser um ato simples ameniza a situação do lixo além de preservar os recursos naturais.
A proposta desse projeto é fazer com que o aluno perceba que cada um de nós é responsável pela conservação do nosso planeta e que através de simples atos, embora abranjam num todo todas as nossas ações cotidianas, necessários se faz para garantirmos um mundo melhor... Enfim despertar na criança e na comunidade o senso critico reflexivo, conceitos de cidadania e respeito ao meio ambiente estimulando atitudes favoráveis ao meio ambiente de forma prazerosa e consciente.
Palavras-chave: educação ambiental, sustentabilidade, praça pública, reciclagem e reutilização de materiais.
Objetivo:
• Coletar informações precisas sobre o destino do lixo.
• Conhecer direitos e deveres de cidadania
• Utilizar a técnica de reaproveitamento de materiais recicláveis e reutilizáveis
• Trabalhar conceitos de sustentabilidade
• Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo.
• Desenvolver habilidades sociais.
• Desenvolver o pensamento autocritico.
• Criar atitudes desejáveis.
• Permitir a livre expressão-formulação de problemas.
Grupo de trabalho: Professora atuante na classe, alunos e equipe escolar.
Publico alvo: alunos do 4º ano fundamental .
Duração: três meses, sendo aplicado uma vezes por semana.
Áreas do conhecimento: língua Portuguesa, história, matemática, artes e ciências.
Avaliação
Deverá acontecer oralmente no final de cada modulo pelo professor e alunos e no final do projeto uma avaliação escrita.
1.2 - Plano de ação
Módulo 1
Procurar conhecer os hábitos dos alunos quanto ao modo de reciclar com uma pesquisa a ser realizado por eles junto a seus familiares e vizinhos próximos.
Módulo 2
Fazer uma vez por semana a leitura reflexão dos livros:
*Zeca, o dono dos direitos.
*A gritadeira.
*A praça e de graça.
Modulo3
Criar um cordel com o tema meio ambiente.
Módulo 4
Ler reportagem e refletir com as crianças conceitos sobre sustentabilidade.
Módulo 5
Trabalhar com as crianças e proporcionar a apreciação de receitas com o aproveitamento das casas dos legumes afim da diminuição do lixo orgânico.
*Bolo de banana com casca
* Doce de Casca de Melancia
* Pizza fingida
Módulo 6
Assistir e refletir com os educandos sobre O documentário “Lixo Extraordinário” retrata um trabalho do artista plástico Vik Muniz e seu envolvimento com catadores do lixão de Jardim Gramacho – RJ. Vik realiza obras de arte com ajuda dos catadores, utilizando-os materiais encontrados no lixão para formar imagens incríveis dos trabalhadores locais, transformando suas vidas. Além da criatividade e beleza das obras, o documentário apresenta a realidade de pessoas que vivem em condições críticas de pobreza e saneamento, e também no problema ambientado disposição de resíduos sólidos.
Módulo 7
Produzir junto com as crianças cartazes utilizando a técnica conhecida como assemblange. (composição artística realizada com retalhos de papel ou tecido, objetos descartados, pedaços de madeira, pedras etc.).
Materiais necessários:
Tampinha de garrafa, retalhos de tecido, papelão, lacre de latinha de refrigerante etc.
Módulo 8
Refletir sobre a obra de Frida Kahlo “abraço amoroso do universo”, em seguida iremos fazer um trabalho utilizando materiais recicláveis.
Materiais necessários
Pratos descartáveis retalho de papeis, cola, tesoura, retalhos de tecido.
Módulo 9
Apresentar uma peça de teatro para as pessoas da comunidade na festa da primavera, com o tema reciclagem.
Modulo 10
Nesta aula finalizaremos e iremos realizar uma auto avalição do projeto.
2- Desenvolvimento
Modulo 1
Os alunos devem ser direcionados a esclarecer duvidas dos entrevistados quanto à separação dos lixos tendo em mãos folheto explicativo.
Material necessário
• Perguntas referentes à pesquisa a ser realizada, providenciar uma copia para cada aluno.
• Folheto explicativo
Tempo de duração 40min
Questionário segue anexo 1 .
Modulo2
Leitura dos livros
Livro 1- Zeca, o dono dos direitos.
Intervenção do professor
Questionar se os alunos tem conhecimento sobre o documento “Declaração universal dos direitos humanos”.
Qual a importância desse documento nas nossas vidas?
Se, sabem que além de direitos temos deveres com o meio em que vivemos?
Que deveres são estes?
Que relação eles tem com o meio ambiente?
Livro 2 - A praça e de graça.
Direcionamento ao professor
Iniciar a conversa fundando-se nos seguintes pontos-Neste contexto, iniciativas em educação ambiental podem trazer soluções para alguns problemas relativos ao meio ambiente e dessa forma amenizar os prejuízos causados pelo homem. Cabe à própria sociedade, como um todo, colocar em prática os princípios educativos que permitam “garantir a existência de um ambiente sadio para toda a humanidade” de modo a conseguir uma “conscientização realmente abrangente”.
Questionário
Quando preservo um patrimônio publico estou preservando o meu ambiente também?
E responsabilidade de quem preservar os patrimônios públicos?
o que posso fazer para contribuir para preservação das praças publica?
As praças e jardins públicos fazem parte do nosso ecossistema? Por quê?
Livro3 - A gritadeira
Direcionamento ao professor
Iniciar a conversa falando sobre o consumo consciente e o equilíbrio do planeta, e o que podemos fazer para amenizar esses impactos ambientais.
Ler a ultima pagina do livro com dicas para um consumidor consciente e refletir sobre as ações citadas no livro.
Módulo 3
Neste módulo faremos uma leitura de alguns cordéis associando o tema do projeto mais o tema folclore brasileiro. Explicando que podemos escrever cordéis criticando o desperdício da agua, o desmatamento entre outros problemas ambientais encontrados nesta era de globalização. As aulas deveram se dividir em três dias sendo estes uma vez por semana ou mais.
1º Etapa- Ler o livro o amor de Virgulino ,Lampião, escrito por Luciana Savaget editora DCL, logo após explicar para as crianças que Lampião é um personagem muito importante do folclore brasileiro, em seguida realizaremos a leitura de alguns cordéis no livro didático de português paginas a , onde tem instruções de como elaborar cordel, também nesta aula explicarei que Lampião é um personagem que aparece em muitos cordéis , que cordel é um gênero de literatura que faz parte do folclore brasileiro , muito usado em algumas regiões do Brasil como o Nordeste.
2º Etapa- Os alunos deverão produzir um cordel com o auxilio do professor, com o tema meio ambiente, levando os alunos a refletirem ,sobre a forma de estrutura de uma poesia, também sobre atitudes favoráveis para melhoria da qualidade de vida. Explicar as crianças que os cordéis são escritos geralmente criticando os costumes e a política, descrevendo uma peleja, contando uma piada ou adaptando um clássico literário.
3º Etapa- Nesta aula as crianças aprenderam a fazer uma ilustração para cordel, para isso explicar a elas que a imagem tem que ter uma relação direta com o texto escrito , como foram produzidas em nosso país, onde surgiu e qual sua importância para o folclore brasileiro.
Desenvolvimento
Como era feito
Como faremos
ISOPOGRAVURA
Avaliação-
Avaliar a participação nas discussões, a criatividade, observar se os alunos vivenciaram a técnica da xilogravura, percebendo o passo-a-passo de sua execução e entenderam a escrita (estrutura) do cordel
Fotos seguem anexo 2
Módulo 4
Ler uma reportagem para suscitar questionamentos sobre o tema.
Elaborar perguntas sobre o que a classe gostaria ou precisa saber sobre o tema.
Planejamento
• Providenciar uma copia da reportagem para cada aluno.
• Duração aproximada 30 min.
Encaminhamento
Inicie a atividade compartilhando com os alunos o objetivo da proposta. Proponha que os alunos acompanhem a leitura em suas copias.
Depois da leitura, faça perguntas mais gerais sobre o que compreenderam. Veja alguns exemplos
O que e sustentabilidade?
O que podemos fazer para ajudar nosso planeta?
O que significa pegada ecológica?
Podemos evitar o desperdício de que forma?
‘Sustentabilidade’ Esta palavra refere somente a um assunto? Refere somente a reciclar? Ou reciclar e apenas uma das atitudes que devemos ter?
Em seguida, encaminhe a conversa para a elaboração de perguntas de interesse da sala.
O que mais vocês acham importante saber sobre o tema?
Como poderíamos saber mais sobre esse assunto?
Onde poderíamos procurar?
Se eles já leram em algumas embalagens, escrito que a empresa ajuda o meio ambiente?
Finalize a aula assistindo um vídeo sobre a reportagem.
https://youtu.be/J8b_i9t0nJw
https://youtu.be/hNaqwRUZIDw
Vídeo segue em CD, anexo 3
Modulo4
Esta aula visa refletir sobre o consumismo com o objetivo de contribuir na formação integral dos alunos e sensibilizar equipe, familiares e entorno para a necessidade de preservar o meio ambiente e se atentar ao consumismo desencadeado e desenfreado muita das vezes estimulado pela mídia.
Refletir sobre o desperdício de alimento, gerando assim maior quantidade de lixo orgânico. Para melhor apreciação e entendimento dos alunos, o professor deve pesquisar duas ou mais receitas sustentáveis utilizando casca de alimentos, e se possível propiciar que as crianças tenham contato experimentando estas receitas.
Como exemplo segue aqui três receitas nas quais duas deve ser apreciada pelos alunos e a terceira copiada como sugestão.
Receita numero 1
Bolo de banana com casca
Tempo de Preparo: 35min Rendimento: 20 porções
Receita enviada por: SILVANA DE ANDRADE VASCONCELOS
Ingredientes
• 3 bananas nanica com casca (bem lavada)
• 3 ovos
• 1 1/2 xícaras (chá) de açúcar
• 1/2 copo americano de óleo
• 1/2 copo americano de leite
• 3 xícaras(chá) de farinha de trigo
• 1 colher(sopa) de fermento em pó
• Canela em pó a gosto
• 2 colheres (sopa) de açúcar
• 1 colher rasa (café) de canela em pó
Modo de preparo:
1. Bata em um liquidificador por 2 minutos os ovos, as xícaras de açúcar, o óleo, o leite, as bananas com casca e a canela.
2. Enquanto isso, à parte em uma vasilha misture a farinha de trigo e o fermento em pó, despeje a mistura do liquidificador na farinha com o fermento, misture.
3. Asse em fôrma untada e enfarinhada, em forno quente, por aproximadamente 25 minutos (a 230ºC).
4. Quando estiver assado salpique o bolo com as duas colheres de açúcar e Uma colher de canela
Receita numero 2
FAÇA PIZZA FINGIDA
Ingredientes: 3 pães franceses amanhecidos e fatiados; 1 xícara (chá) de molho de tomate; 2 ovos; cebola, salsinha e azeitonas picadas a gosto - e sal também.
Preparo: forre uma forma - não precisa untar - com as fatias de pão. Espalhe o molho sobre elas e ponha cebola, salsinha e azeitona. Na batedeira, faça claras em neve e, depois, bata as gemas junto.
Modo de fazer
Cubra os pães com esse creme. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 20 minutos.
Ganho nutritivo: o licopeno do molho de tomate é um antioxidante que ajuda a circulação sanguínea e a prevenção do câncer de próstata. "Meia xícara do tomate processado sacia sua necessidade diária de licopeno", aponta Roseli Rossi, nutricionista de São Paulo.
Receita 3
Doce de Casca de Melancia
______________________________________________________________________
INGREDIENTES:
- 2 kg de casca de melancia
- 1 e 1/2 kg de açúcar
- 1 copo de água
- cravo
Modo de Fazer:
Retire a casca verde da melancia, utilizando somente a polpa branca. Rale em ralador grosso e reserve. Faça uma calda com açúcar, água e cravo. Acrescente a casca de melancia ralada e deixe cozinhar até apurar.
Rendimento: 25 porções
Modulo 6
Assistir o documentário lixo extraordinário, refletir sobre a vida dessas pessoas que trabalham na função de separar o lixo e a importância de seu trabalho para todos nós.
https://youtu.be/ZdZHab1ZB8Q
Modulo 7
Trabalho com assemblage
Tempo estimado
Material necessário
• Colas variadas (como branca e para isopor),
• barbante,
• fita adesiva,
• tesouras sem ponta,
• papéis diversos,
• caixas. Embalagens, sobras de marcenaria, de tecido e de carpete.
• Brinquedos.
• Imagens de assemblages disponíveis em abr.io/assemblage_moma e abr.io/assemblage_itaucultural.
Conversa inicial 1 etapa.
Pergunte se a turma sabe o que é assemblage. Mostre algumas imagens e converse sobre o significado delas, dando espaço para os estudantes fazerem associações livres. Pergunte sobre os materiais e objetos utilizados. Como o significado deles foi modificado? Peça que inventem uma história para uma das obras. Convide a todos a construir assemblages e organizar uma exposição para a comunidade escolar.
Solicite que as crianças reúnam objetos como os sugeridos no item "material necessário" e uma caixa de sapato vazia, que será usada individualmente. Peça que formem duplas.
Retome a apreciação das reproduções. Como os estudantes acham que as partes das obras foram unidas? A intenção é levantar os problemas enfrentados pelos artistas.
Levante temas de interesse das crianças. Quais as brincadeiras e histórias que apreciam? Esses assuntos devem ser sugeridos como temas das assemblages que farão.
Tempo aproximado 50 min
Etapa 2
Organize o momento de troca de material. Reunidos, os alunos podem começar a trabalhar. Registre como a turma une, por exemplo, dois objetos arredondados. Observe as preferências de materiais, temas e maneiras de compor as obras.
Faça uma pausa, proponha uma observação coletiva e socialize os problemas e as soluções. Comente suas observações. Questione se a natureza dos materiais utilizados apresenta dificuldades específicas. Por exemplo, se a mesma cola usada para papel serve para vidro? E para plástico? Dê continuidade ao trabalho. Combine um prazo final.
Encerradas as construções, exiba todas as obras e organize mais uma vez uma apreciação coletiva. Peça que todos falem sobre o que criaram e comentem os trabalhos dos colegas.
Tempo aproximado 50 min
Etapa 3 Finalização
Organize a exposição. Cada obra deve estar acompanhada por uma placa com o nome dos autores e o título. Oriente a elaboração de um cartaz informativo sobre esse tipo de arte. Convide a comunidade escolar para o evento.
Produto final
Exposição de assemblages.
Avaliação
Analise o que os alunos aprenderam sobre os materiais e como resolveram os problemas. Avalie se compreenderam o que é uma assemblage e se criaram significados para os objetos utilizados.
Esta aula foi retirada do site http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/exposicao-de-assemblages
Fotos segue anexo 4
Modulo 8
Trabalho de artes com recicláveis
Modo de fazer e fotos dos alunos segue, anexo 5.
Modulo 9
Apresentar uma peça de teatro ou musical abordando o tema para a comunidade local
CD com a filmagem seguem em anexo 6.
Módulo10
Finalização do projeto e auto avaliação feito com os alunos e professor coletivamente. Questionário segue anexo 7.
ANEXO 1
COOPERAÇÃO PARA RECICLAGEM
Nome_______________________________Data____________________serie_______
Escola__________________________________________________________
1. O que você faz com lixo que você produz?
Assinale o numero de pessoas que respondeu para cada alternativa.
( ) Joga tudo em um único saco de lixo ( ) Separa para coleta seletiva
( ) Joga em terrenos baldios ou no chão ( ) Separa para produção de artesanatos
2. Qual deve ser a responsabilidade do nosso município em relação à reciclagem do lixo?
Assinale o numero de pessoas que respondeu para cada alternativa.
( ) Conscientizada ( ) Observadora ( ) Incentivadora ( ) Questionadora ( ) Imparcial
3. Você sabe o que acontece com o lixo de sua cidade?
Assinale o numero de pessoas que respondeu para cada alternativa.
( ) Nada, joga no lixo para coleta do caminhão de lixo.
( ) É aproveitado para reciclagem.
4. Você já jogou lixo na rua?
Assinale o numero de pessoas que respondeu para cada alternativa.
( ) Sim ( ) Não
5. Você gostaria de participar dos trabalhos que envolvem os problemas da questão do lixo?
Assinale o numero de pessoas que respondeu para cada alternativa.
( ) Sim ( ) Não
6. Você sabe o que é coleta seletiva?
Assinale o numero de pessoas que respondeu para cada alternativa.
( ) Sim ( ) Não
7. Você esta satisfeito com o trabalho da coleta seletiva?
Assinale o numero de pessoas que respondeu para cada alternativa.
( ) Sim ( ) Não
8. Você acha que a coleta seletiva deveria mudar alguma coisa na sua forma de trabalho
Assinale o numero de pessoas que respondeu para cada alternativa.
( ) Sim ( ) Não
Se sim faça a sua sugestão
Obs.- nesta questão os alunos deverão fazer um resumo das mudanças sugeridas pelos entrevistados.
9. Quando você vai às compras, se preocupa em escolher produtos que agridam menos o meio ambiente?
Assinale o numero de pessoas que respondeu para cada alternativa.
( ) Sim ( ) Não
10. Você sabe quais são os problemas causados pelo lixo?
Assinale o numero de pessoas que respondeu para cada alternativa.
( )Sim ( )Não
Se sim os identifique abaixo:
( )poluição visual ( )poluição do ar ( )queimadas
( )poluição da agua ( )desmatamento ( )aparecimento de pragas
11. Você saberia separar corretamente o lixo para reciclagem?
Assinale o numero de pessoas que respondeu para cada alternativa.
( ) Sim ( )Não
12. O que você considerar uma alternativa criativa para o lixo?
Fazer um resumo das ideias sugeridas nesta questão.
13. Você já utilizou o lixo para fazer algum trabalho reciclável?
Assinale o numero de pessoas que respondeu para cada alternativa.
( ) Sim ( )Não
Anexo 2
Anexo 3
Edição do dia 28/03/2013 02h17 -
Pegada ecológica ajuda a registrar e controlar impacto do consumo
Índice revela que área deve existir apenas para suprir estilo de vida.
Pessoas consomem 50% mais recursos naturais que deveriam.
Todos nós deixamos rastros, pegadas, que marcam a nossa passagem pelo planeta. Agora imagine um jeito de calcular os impactos causados por todas essas pegadas: o tipo de alimentação que você come o meio de transporte que você usa a quantidade de bens que você possui toda a energia elétrica consumida.
Tudo isso pode ser medido e transformado em pegada ecológica. A pegada revela que área do planeta deve existir apenas para suprir seu estilo de vida. E aí? Você sabe qual é a sua pegada ecológica?
A ferramenta foi criada há vinte anos por pesquisadores americanos. Trata-se de um questionário sobre os hábitos de vida e de consumo. Ao final, o cálculo das respostas mostra quantos planetas são necessários para sustentar uma pessoa.
A ideia deu tão certo que eles fundaram uma organização, a Global Footprint Network, especializada em medir a pegada ecológica de pessoas, empresas, cidades, países, e até da humanidade inteira.
Pelas contas da organização, a população do mundo consome 50% mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Mas de quem é a culpa? “A gente está falando realmente de políticas públicas, ou seja, não dar toda a responsabilidade somente ao consumidor. Essas responsabilidades de agirmos de maneira sustentável cabem tanto ao governo quanto ao setor privado e ao consumidor”, diz Michael Becker, superintendente de conservação da WWF.
Qatar, Kuwait e Emirados Árabes são os países que lideram o ranking da pegada ecológica mundial. O Brasil é o número 53 do ranking. Se todos no mundo vivessem como a média dos brasileiros, um planeta só não seria suficiente. Precisaríamos de uma área 60% maior.
Em uma situação muito comum em supermercados, mercearias e hortifrútis no Brasil, há duas formas pelo menos de dispor os produtos nas prateleiras: a granel, o consumidor escolhe livremente, e os chamados produtos selecionados, em bandejinhas de isopor, com plástico.
“Os dois são tomates, mas a diferença é que, no segundo caso, ainda é necessário energia e outros recursos para produzir a bandejinha, o plástico e o armazenamento correto dele. A pegada ecológica desse produto específico, que tem mais embalagens, é muito maior do que o de um produto a granel”, diz o consultor dos Ecossistemas, Fabrício Campos.
O mesmo acontece com o produto congelado. “A energia necessária para se resfriar esse alimento é um volume enorme de energia que se gasta nesse processo. Portanto, a pegada ecológica de um produto congelado é, sem dúvida, muito maior”, afirma Campos.
Convidamos artistas que fazem a diferença em favor do meio ambiente para fazer o teste da pegada. Christiane Torloni se tornou uma militante em favor das florestas. Marcos Palmeira já viveu com índios e cultivam orgânicos. Se produzir pegadas é inevitável, reduzir o impacto causado por elas é mais do que possível.
Para isso, só uma coisa é necessária: atitude
ANEXO 4
ANEXO 5
Materiais
Prato de papelão ou bandejas, recortes de revista, canetinhas, cola silicone ,tesoura, fitas, rendas, papeis coloridos, lantejoulas, contas ou botões .
Passo a passo
1 Recorte rostos de pessoas das revistas.
2 Cole nos pratos ou bandejas, utilizando a cola de silicone.
3 Recorte flores de papeis coloridos e cole sobre o recorte.
4 Desenhe as sobrancelhas e cabelo com canetinha preta, reproduzindo os traços de Frida.
5 Pinte as bochechas com canetinha vermelha.
6 Decore com lantejolas laços de fita.
ANEXO 6
ANEXO 7
Sim Não Mais ou menos
Eu participei e colaborei nas aulas para que meus estudos se aprofundassem
Essas aulas foram interessantes para mim
O professor explicou bem os conteúdos?
Deseja saber mais sobre esse assunto?
Gostaria que tivessem mais projetos como esse em sua escola?
Esse projeto me ajudou a entender melhor as atitudes de cidadão consciente que devo ter?
O que aprendi na escola ajudou a conscientizar meus familiares?
BIBLIOGRAFIA
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/arroz-jantar-pao-receitas-faceis-nutritivas-restos-637408.shtml
http://helenfarias.blogspot.com.br/2013/10/resenha-do-filme-lixo-extraordinario.html
http://cooperacao-para-a-reciclagem.blogspot.com.br/p/questionario.html
ZABALA, A.A. Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. 1º e 2º ciclos. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico)
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação de temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 436p.
ALMEIDA, L.F.R.; BICUDO, L.R.H.; BORGES, G.L.A. Educação ambiental em praças públicas, 2000. 89p. Originalmente apresentada como monografia, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Botucatu.
http://www.educardpaschoal.org.br/web/fundacao-melhores-praticas.asp
http://estacaosustentavel.blogspot.com.br/2009/05/receitas-sustentaveis.html
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/exposicao-de-assemblages
Comentários
Postar um comentário