Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2013
PROVA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (Oficinas Curriculares) EDITAL Nº. 46/2012 INSTRUÇÕES Você está recebendo a FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS e o CADERNO com 50 questões. Leia cuidadosamente cada questão e escolha a resposta que você considera correta. Preencha com seu nome e número do RG os espaços indicados na capa deste caderno. Assine a FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS com caneta de tinta azul ou preta. Marque, na FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente à alternativa que você escolheu para cada uma das questões. A duração da prova é de 3 horas. Você só poderá entregar a FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS e sair do prédio depois de transcorridas 2 horas do início da prova. Ao sair, você não levará este caderno de questões. Nome do candidato: RG: 1- O domínio da língua tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, se expressa e defende pontos de vist

ESTOU ESCREVENDO UM LIVRO ESTES SÃO OS PRIMEIROS ENSAIOS

gENTE FALTA REVISAR APENAS POSTEI PARA QUE ME DIGAM O QUE ESTAÃO ACHANDO Introdução Era inverno, e aquele dia em especial era o dia mais frio do ano, as pessoas estavam super agasalhadas e andavam apressadas a fim de se acomodarem nos recintos em que se destinavam, mas entre a multidão caminhava um homem cujo destino seria mudado, era de origem humilde vivia em uma casa de alvenaria na cidade de São Paulo no ano 1946, o país acabara de passar momentos difíceis de sua historia era tempo de recomeço, mas para ele a esperança morrera junto com a crise enfrentada pelo seu país, em sua casa já não tinha mais o que comer desempregado e sem esperança andava sem destino no mundo. Naquele dia Magnon voltou para casa, sem ter o que comer apenas bebeu um copo de água e lamentou sua condição de vida dormiu desejando jamais acordar, mas não foi assim, no dia seguinte levantou e dirigiu-se até o criado mudo na cabeceira de sua cama e pegou seus documentos avistando ali algumas moedas que lhe

MODELO DE PERGUNTAS PARA ENTREVISTA COM GESTOR ESCOLAR

Entrevista com o Gestor 1) Há quanto tempo você atua como gestor nesta escola Atuo desde 2002. Há dez anos estou aqui. 2) Já atuou como gestor em outras escolas? SIM 3) Qual a sua formação?(Cursos que já fez) Letras e Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Literatura infantil. 4) Por que escolheu este trabalho? Porque gosto. 5) Quais são para você, as principais responsabilidades do gestor escolar? È a parte pedagógica a mais importante. Ao lado dela existe a administração, que sim faz parte das atribuições do gestor que responde pela escola e nessa qualidade é a maior autoridade. No entanto, a escola existe porque existem crianças querendo aprender e nenhuma escola foi construída e pensada para ser administrada, mas para formar crianças. 6) Quais os aspectos positivos do trabalho gestor? Ver e conviver com o crescimento intelectual, físico e emocional das crianças e professores. Conhecer as pessoas e poder transmitir um pouco da vivencia de professora. 7) Quais os aspectos negativos

MUSICA DO PINOQUIO

05 - Pinóquio Esta á a história do boneco Pinóquio Gepeto o inventou com madeira e amor O seu sonho maior era ser uma menina Pediu pra fadinha azul Pinóquio, Pinóquio pra ser um menino Precisa seguir o caminho do bem Ir sempre á escola, dizer a verdade Mentir não é bom pra ninguém Mas o boneco logo se esqueceu De todos os conselhos que o grilo lhe deu Fugiu pro teatro pra ganhar uns trocados Na ilha dos prazeres ficou bem emburrado Mentiu pro seu pai e quando percebeu O seu nariz cresceu, cresceu, cresceu Coro Chorou se arrependeu de todos erros que fez Queria encontrar seu paizinho de novo Saiu a procura lá no mar corajoso Seu pai da baleia salvou Coro Pinóquio nos braços de Gepeto acordou ficou Olhou pra si mesmo e contente ficou Não era um boneco mas sim um menino Tão vivo, tão gente, tão bom! WWW.CANTAREBRINCA.COM

DEDICATORIA TCC

Dedico este trabalho a meu esposo José Marcos, por ser tão presente na minha vida, e ter me ensinado muitas coisas. Uma delas foi que por mais que o caminho esteja difícil e doloroso, devo prosseguir, pois lá na frente quando esse caminho já estiver no final, olharei para trás e me sentirei vitoriosa, obrigada por sempre estar ao meu lado me dando forças. Eu te amo!

MAPA TEXTUAL(CURSO LETRA E VIDA MODULO 2)

CURSO LETRA E VIDA MODULO 2 CIDADE DATA   APRENDER A LINGUAGEM QUE SE ESCREVE Se tratas de situações nas quais o aluno possa perceber que o texto escrito tem características particulares, que diferenciam do texto oral,como também produzir textos usando a linguagem escrita. O PAPEL DA LEITURA Capacidade de produzir textos escritos, contribuir para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, exercitarem a fantasia e a imaginação compreender a relação entre a fala e a escrita OS GÊNEROS Ao inserirmos a diversidade de gêneros na pratica didática,colocamos o aluno em contato com gêneros textuais que são produzidos fora da escola,permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento,contribuindo na prática de leitura,produção e compreensão.Permite que a criança perceba que no mundo tem diferentes formas de gêneros ,organizações discursivas;e é a partir de sua leitu

LIVRO AMIGO INDESEJAVEL (MINHA AUTORIA)

Amigo Indesejável Em uma escola comum; Em um bairro comum; Numa cidadezinha pacata! Havia um menino chamado Yuri. Yuri não era de muitos amigos, pois estava sempre fazendo piadinha com os outros coleguinhas da escola. Portanto ninguém te queria como companhia. Mas Yuri querido leitor não é o amigo indesejável a que me referi no título deste livro, está é outra parte da historia, que vou te contar agora: Quando estava na quarta-série minha professora Lurdinha me contou, que quando fazemos piadinha de mau gosto, sobre os outros, é o nosso amigo indesejável que sopra no nosso ouvido, e este ato é chamado de discriminação ou Bullyng. Este ser horripilante nos sopra no ouvido o que dizer, e assim vamos ficando cada vez mais isolados, pois ninguém quer a gente por perto, e quem aceita e compartilha deste ato, ganha um clone dele. Que o segue por toda a parte! Por isso devemos estar sempre atento, pois qualquer ato de discriminação ou bullyng pode ser indicio do tal a nos perseguir. P
A Descoberta da Joaninha Dona Joaninha vai a uma festa em casa da lagartixa. Vai ser uma delícia! Todos os bichinhos foram convidados... Dona Joaninha quer ir muito bonita! Porque, assim, todo mundo vai querer dançar e conversar com ela! E ela poderá se divertir a valer!... Por isso, colocou uma fita na cabeça, uma faixa na cintura, muitas pulseiras nos braços e ainda levou um leque para se abanar. No caminho encontrou Dona formiga, na porta do formigueiro, e disse: - Bom dia, Dona Formiga! Não vai à festa da lagartixa? - Não posso, minha amiga. Ontem fizemos mudança e eu não tive tempo de me preparar... - Não tem problema! Tudo bem! Eu posso emprestar a fita que tenho na cabeça e você vai ficar linda com ela! Quer? - Mas que legal, Dona Joaninha! Você faria isso por mim? - Claro que sim! Estou muito enfeitada! Posso dividir com você. E lá se foram as duas. A formiga radiante com a fita na cabeça. Dali a pouco encontraram Dona Aranha, na sua teia, fazendo renda. Ao

TCC LITERATURA INFANTIL

Literatura ato pedagógico ou entretenimento? O que é exatamente literatura infantil? Há muito tempo este tema vem sendo discutido por estudiosos na área e segundo os grandes autores do assunto literatura não é apenas um conteúdo pedagógico. E isso ocorre, segundo Lajolo e Zilberman tendo em vista que: A educação é um meio de ascensão social, e a literatura, um instrumento de difusão de seus valores, tais como a importância da alfabetização, da leitura e do conhecimento (configurando o pedagogismo que marca o gênero) e a ênfase no individualismo, no comportamento moralmente aceitável e no esforço pessoal. Esses aspectos fazem da literatura um elemento educativo, embora essa finalidade não esgote sua caracterização (Joseane Maia, 2007, pag48) Reconhecendo ou não o caráter pedagógico da leitura para crianças e jovens a convicção que se chega é de que quanto mais cedo induzimos a criança ao ato de ler maior é a possibilidade de sucesso. Nos dias atuais,